STF analisa transferência de Bolsonaro da PF para o Complexo da Papuda

Publicado em 12/12/2025, às 12h22
- Agência Brasil

TNH1 com agências

Ler resumo da notícia

O Supremo Tribunal Federal (STF) está avaliando a possibilidade de transferir o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) da Superintendência da Polícia Federal (PF), no Distrito Federal, para o 19º Batalhão da Polícia Militar do DF, apelidado de Papudinha, onde atualmente cumpre pena o ex-ministro Anderson Torres. (Noticias R7)

LEIA TAMBÉM

Bolsonaro está detido na PF desde 22 de novembro e corre o risco de ser enviado para o batalhão nos próximos dias, conforme análise da Corte. A ideia de mover o ex-presidente para essa unidade ganhou força entre aliados diante da baixa probabilidade de que ele consiga prisão domiciliar ainda este ano. (GP1)

A transferência seria motivada, em parte, por queixas feitas por Bolsonaro em relação às condições da cela na PF, que tem espaço reduzido e, segundo relatos, não oferece equipe médica adequada. O 19º Batalhão, por sua vez, possui uma estrutura maior e atendimento ligado ao sistema prisional do DF. (GP1)

Apesar de o STF considerar essa alternativa, a decisão final ainda depende de uma nova avaliação médica do ex-presidente, que sua defesa afirma necessitar de cirurgia em razão de episódios persistentes de soluços. Como os exames apresentados são antigos, o ministro Alexandre de Moraes determinou uma perícia atualizada antes de definir qualquer mudança de local de custódia. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

STF tem maioria para confirmar decisão de Moraes que determinou perda do mandato de Zambelli Moraes vota no STF para anular decisão da Câmara e cassar Zambelli Após pedido de cirurgia, Moraes manda PF fazer perícia em Bolsonaro Influenciador Babal Guimarães tem prisão mantida e é levado para o sistema prisional