STF forma maioria para permitir escutas policiais sem limite de tempo

Publicado em 17/03/2022, às 21h38
Nelson Jr. / STF -

Folhapress

O STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria, em julgamento retomado nesta quinta-feira (17), para manter a permissão legal de que as polícias prorroguem grampos telefônicos por tempo ilimitado em investigações criminais. Até o momento, seis ministros votaram para determinar que uma escuta pode ser renovada a cada 15 dias "enquanto for necessária, adequada e proporcional".

LEIA TAMBÉM

O plenário analisa desde quarta (16) um recurso do MPF (Ministério Público Federal) contra uma decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça), de 2009. Naquele ano, o tribunal anulou todas as provas da operação Sundown, uma apuração criminal no Paraná em que os grampos foram autorizados e mantidos por mais de dois anos pelo então juiz federal Sergio Moro, protagonista da Lava Jato anos mais tarde.

O relator do processo, Gilmar Mendes, votou contra impor um limite temporal para as escutas, sob certas condições, mas negou o pedido para revalidar os grampos autorizados por Moro. Aquela investigação, que teve a participação do então procurador Deltan Dallagnol, não reuniu indícios que justificassem a manutenção das escutas por todo o período, segundo Gilmar.

O voto do relator foi seguido por cinco ministros: Dias Toffoli, André Mendonça, Nunes Marques, Alexandre de Moraes e Edson Fachin. Com isso, já existe maioria de 6 votos a 0 nesse sentido. Moraes e Fachin, contudo, divergiram dos demais e votou para restaurar as provas da Sundown. O placar é de 4 a 2 para negar o recurso do MPF, e o resultado ainda está em aberto.

O caso corre no STF desde 2010, um ano depois que o STJ anulou a operação Sundown. Em 2013, a Corte decidiu que o processo tem repercussão geral, ou seja, os ministros vão consolidar uma tese que deverá ser usada pelas demais instâncias da Justiça para situações semelhantes. Segundo o Supremo, há pelo menos 96 processos em tribunais do país à espera dessa decisão.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Justiça mantém prisão de jovem suspeito de dopar e estuprar colega de escola em Alagoas Justiça mantém preso homem que chutou rosto de filha no Paraná Justiça do RJ condena acusado de matar ator Jeff Machado Defensoria Pública aciona Estado por superlotação e condições degradantes em cadeia de Maceió