STF indefere pedido de liminar impetrado pelo MP/AL sobre concurso dos cartórios

Publicado em 25/08/2023, às 18h04
Agência Brasil -

Ascom TJ-AL

O Supremo Tribunal Federal, em decisão do ministro Nunes Marques, publicada nesta quinta (24), indeferiu o pedido de liminar impetrado pelo Ministério Público de Alagoas, que trata sobre a comissão examinadora do concurso dos cartórios no estado. O certame, que está sendo organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ocorre neste sábado (26) e domingo (27).

LEIA TAMBÉM

Através de mandado de segurança, a procuradoria-geral de Justiça de Alagoas contestou a decisão da ministra Rosa Weber, presidente do CNJ, que indeferiu o pedido de alteração de edital do Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Notas e de Registros do Estado de Alagoas.

O MP/AL contesta a ausência de membros do órgão estadual na comissão examinadora do certame, alegando descumprimento ao que está disposto no art. 1º, § 3º, da Resolução n. 81/2009/CNJ.

Em seu voto, o ministro Nunes Marques explica que o concurso público está sob a organização e realização do CNJ, que estabeleceu um regime específico e diferenciado.

“Em sendo o CNJ o responsável pela realização do Concurso para Serventias Extrajudiciais do Estado de Alagoas e tendo em vista que o Ministério Pública Federal é órgão atuante no Conselho, entendo razoável atribuir a seu dirigente maior – o Procurador-Geral da República – a escolha de membro para compor a respectiva banca examinadora”, declarou Nunes Marques.

O ministro relator destacou ainda que a nomeação do Ministério Público Federal baseia-se no princípio da simetria constitucional e que não fere nenhuma prerrogativa do MP/AL.

“Assim, a nomeação de membros do Ministério Público Federal não fere qualquer prerrogativa do Parquet estadual neste caso. Tampouco se revela ilegal a indicação e designação levada a efeito, porquanto realizada em absoluta simetria com o órgão realizador do certame”, destacou Nunes Marques.

O concurso

O CNJ realizará, neste final de semana, as provas de seleção para o primeiro Concurso para a Outorga de Delegações de Notas e de Registro do Estado de Alagoas em Maceió. Esse é o primeiro certame do estado de Alagoas para provimento de unidades extrajudiciais, desde a entrada em vigor da atual Constituição Federal. O concurso é coordenado pelo CNJ, em cumprimento ao disposto no art. 236, § 3º, da Constituição Federal.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Integrantes de organizada do CSA proibidos de frequentar jogos: veja ficha criminal Tribunal italiano encerra audiência sobre extradição de Zambelli TJ de Alagoas alerta população sobre golpe do precatório STJ determina afastamento de ministro Marco Buzzi após acusação de importunação sexual