STF retoma julgamento sobre marco temporal; Mendonça finaliza voto

Publicado em 31/08/2023, às 15h13
José Cruz / Agência Brasil -

Estadão Conteúdo

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou no início da tarde desta quinta-feira, 31, a sessão que discute a tese do marco temporal para demarcação de terras indígenas. O ministro André Mendonça, que já indicou ser favorável ao marco temporal, conclui seu voto agora. Em seguida, pela ordem de votação, o ministro Cristiano Zanin irá se pronunciar. Com o voto de Mendonça, o placar está empatado em 2 a 2.

LEIA TAMBÉM

Até o momento, o relator, Edson Fachin, e o ministro Alexandre de Moraes foram contrários ao entendimento segundo o qual os indígenas só têm direito às terras que ocupavam em 1988, na data da promulgação da Constituição. Moraes propôs, ainda, que a União indenize agricultores que adquiriram terras de boa-fé do poder público. O ministro Kassio Nunes Marques, assim como Mendonça, são favoráveis ao marco.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Integrantes de organizada do CSA proibidos de frequentar jogos: veja ficha criminal Tribunal italiano encerra audiência sobre extradição de Zambelli TJ de Alagoas alerta população sobre golpe do precatório STJ determina afastamento de ministro Marco Buzzi após acusação de importunação sexual