STF suspende julgamento sobre uso de imóveis públicos para salvar BRB

Publicado em 08/05/2026, às 16h53
Fachada do Banco de Brasília (BRB) - Joédson Alves / Agência Brasil

Agência Brasil

Ler resumo da notícia

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu nesta sexta-feira (8) o julgamento que vai definir se o governo do Distrito Federal poderá usar imóveis públicos como garantia de empréstimos para salvar o Banco de Brasília (BRB), envolvido nas investigações sobre fraudes no Banco Master.

LEIA TAMBÉM

O caso começou a ser julgado pelo plenário virtual da Corte, mas foi suspenso por um pedido de destaque feito pelo ministro Flávio Dino.

O destaque é um mecanismo que permite interromper o julgamento e levá-lo para o plenário físico. Não há data para retomada da análise do caso.

Até o momento, somente o voto do presidente do Supremo, ministro Edson Fachin, foi proferido. Ele é o relator do caso. O placar está 1 a 0 para manter o uso dos imóveis como garantia.

Em abril deste ano, Fachin concedeu liminar solicitada pelo GDF para suspender a decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) que barrou o uso dos imóveis.

Com a garantia de imóveis públicos, o BRB pretende fazer operações de crédito de R$ 6 bilhões com o Fundo Garantidor de Créditos (FGC) e outros bancos para evitar uma crise de liquidez e uma eventual intervenção do Banco Central.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Escultor é condenado a 87 anos por matar quatro jovens encontrados em poço Companhia aérea deve indenizar passageira em R$ 5 mil por falhas durante viagem internacional Corpos dentro de poço: escultor acusado de chacina contra quatro jovens vai a julgamento nesta terça-feira Justiça garante matrícula de filhos de vítima de violência doméstica em Maceió