STF suspende julgamento sobre uso de imóveis públicos para salvar BRB

Publicado em 08/05/2026, às 16h53
Fachada do Banco de Brasília (BRB) - Joédson Alves / Agência Brasil

Agência Brasil

Ler resumo da notícia

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu nesta sexta-feira (8) o julgamento que vai definir se o governo do Distrito Federal poderá usar imóveis públicos como garantia de empréstimos para salvar o Banco de Brasília (BRB), envolvido nas investigações sobre fraudes no Banco Master.

LEIA TAMBÉM

O caso começou a ser julgado pelo plenário virtual da Corte, mas foi suspenso por um pedido de destaque feito pelo ministro Flávio Dino.

O destaque é um mecanismo que permite interromper o julgamento e levá-lo para o plenário físico. Não há data para retomada da análise do caso.

Até o momento, somente o voto do presidente do Supremo, ministro Edson Fachin, foi proferido. Ele é o relator do caso. O placar está 1 a 0 para manter o uso dos imóveis como garantia.

Em abril deste ano, Fachin concedeu liminar solicitada pelo GDF para suspender a decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) que barrou o uso dos imóveis.

Com a garantia de imóveis públicos, o BRB pretende fazer operações de crédito de R$ 6 bilhões com o Fundo Garantidor de Créditos (FGC) e outros bancos para evitar uma crise de liquidez e uma eventual intervenção do Banco Central.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

PF conclui que Flávio Bolsonaro cometeu calúnia contra Lula nas redes MP denuncia policial por execução de dois colegas dentro de viatura em Delmiro Gouveia Mendonça autoriza transferência de Vorcaro para Papudinha Supremo retoma julgamento sobre uberização; entenda a pauta