Sucos detox são ajuda para o corpo, mas não fazem milagres

Publicado em 10/09/2018, às 18h36
Suco Detox | Pixabay -

Folhapress

Os sucos detox prometem desintoxicar o corpo e se tornaram um aliado na perda de peso para muitas pessoas. Não há contraindicações para o uso deles, mas especialistas dizem que é preciso ter moderação no consumo e, em paralelo, manter uma alimentação saudável. A nutricionista Maria Flávia Sgavioli, da Estima Nutrição, faz esse alerta. "O suco detox, assim como qualquer outro alimento, isoladamente, não faz milagre. Mas analisando-o do ponto de vista nutricional, é efetivo na desintoxicação do fígado, por isso leva esse nome." Para ela, a ideia é que a base do suco detox seja sempre verdura. "Pode ser couve, agrião, espinafre ou outra que desejar. A clorofila, pigmento presente nessas verduras, facilita a limpeza do organismo", afirma.

LEIA TAMBÉM

O que favorece a ação da perda de peso é o fato de esses sucos terem poucas calorias e serem ricos em nutrientes que melhoram o funcionamento do intestino e do fígado, segundo a nutricionista Gabriela Cilla, da Clínica NutriCilla. "Têm ação antioxidante, ajudando a fortalecer o sistema imunológico e são ricos em fibras, que melhoram o trânsito intestinal", afirma. Para quem desejar fazer os sucos detox em casa, é preciso ter cuidado ao desinfetar as frutas e legumes, pois os sucos são crus, de acordo com Andrea Godoy, empresária e nutricionista da Detox Food Market. "O ideal é preparar e consumir o suco imediatamente, pois grande parte dos nutrientes se oxida com o passar de algumas horas", diz Andrea. A especialista da Detox Food Market finaliza dizendo que a melhor coisa a se fazer para uma vida saudável "é ter uma alimentação diversificada e rica em frutas, verduras, legumes, oleaginosas (óleos vegetais), cereais integrais e leguminosas".

Produto ameniza ressaca

A desidratação é um dos principais sintomas da ressaca, portanto água mineral e sucos de frutas e vegetais podem amenizar esse quadro, segundo Andrea Godoy, da Detox Food Market. "A combinação dos sucos contribuem para destoxificação hepática, consequentemente limpeza do organismo", diz. Ela diz que frutas, verduras e legumes auxiliam na reposição nutrientes essenciais ao corpo. (TC)

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados