Gabriel Amorim
Um homem residente em Alagoas está entre os casos notificados por suspeita de intoxicação por metanol em Pernambuco. A informação foi divulgada nessa segunda-feira (13) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), no bairro de Santo Amaro, área central do Recife.
LEIA TAMBÉM
Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre a identidade ou o estado de saúde do alagoano.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o homem está entre três pacientes residentes de outros estados que estão sendo acompanhados em Pernambuco. De acordo com o diretor-geral de Informação e Vigilância Epidemiológica da SES, José Lancart, os três apresentaram evolução clínica e aguardam o encerramento das investigações para confirmação ou descarte da intoxicação.
Esses três casos notificados, residentes de outros estados, já tiveram evolução clínica, e a gente está fazendo apenas a finalização da investigação epidemiológica e laboratorial, para confirmar ou descartar os casos. Isso está sendo conduzido em parceria com os estados de origem de cada um desses pacientes, e também com o Ministério da Saúde”, explicou Lancart.
BALANÇO E PRISÃO
Até agora, Pernambuco notificou 48 casos suspeitos de intoxicação por metanol - 18 já descartados. Três casos foram confirmados: dois resultaram em morte e um terceiro causou danos oculares permanentes.
Na época da internação das vítimas, a polícia revelou que havia indícios de que os homens haviam consumido uísque comprado de um caminhão que passou por Belo Jardim, também no Agreste, para revenda.
O governo confirmou a presença de metanol no sangue de um dos pacientes e nas bebidas consumidas pelos três. Segundo o perito Rafael Arruda, a bebida analisada tinha concentração de metanol 300 vezes acima do limite legal. Em um dos casos, a quantidade da substância no sangue era cinco vezes maior que o nível mínimo recomendado para iniciar o tratamento.
No último sábado (11), um homem de 40 anos, natural de São Bento do Una, no Agreste pernambucano, foi preso suspeito de adulterar bebidas alcoólicas. Ele teria trazido os produtos de São Paulo. Durante a operação, a polícia apreendeu 706 litros de bebidas armazenadas em um terreno que pertence à mãe do suspeito.
LEIA MAIS