Taça das Bolinhas: Justiça revoga entrega ao São Paulo e mantém disputa com o Flamengo

Publicado em 14/07/2026, às 11h53
- Reprodução

Extra Online

Ler resumo da notícia

A Justiça Federal de São Paulo reconsiderou a decisão que determinava a entrega da Taça das Bolinhas ao São Paulo e acolheu um recurso apresentado pelo Flamengo. A decisão foi confirmada pelo clube carioca em nota divulgada nesta segunda-feira e mantém o troféu sob guarda da Caixa Econômica Federal, enquanto a Justiça Federal do Rio de Janeiro decidirá quem tem direito à peça, alvo de uma disputa histórica entre os dois clubes devido ao Campeonato Brasileiro de 1987.

LEIA TAMBÉM

A reconsideração ocorreu após recurso interposto pelo clube e disse seguir "confiante no reconhecimento definitivo de seus direitos sobre o troféu". O Rubro-Negro destacou ainda que a permanência da taça sob custódia da Caixa está segundo determinação já expedida pela Justiça fluminense.

Leia a nota completa:

"O Clube de Regatas do Flamengo informa que a decisão da Justiça Federal de São Paulo que determinava a entrega da “Taça das Bolinhas” ao São Paulo Futebol Clube foi reconsiderada nesta segunda-feira (13/07), após recurso interposto pelo Flamengo.

Ao reexaminar o caso, a 12ª Vara Cível Federal de São Paulo revogou a ordem de entrega do troféu e indeferiu o pedido do São Paulo, reconhecendo que a competência para decidir sobre a destinação da Taça é da Justiça do Rio de Janeiro.

A Taça das Bolinhas permanece, portanto, sob depósito da Caixa Econômica Federal, exatamente como determinado pela Justiça fluminense. O Flamengo segue confiante no reconhecimento definitivo de seus direitos sobre o troféu."

Entenda

A Taça das Bolinhas, oficialmente chamada de Troféu Copa Brasil, foi criada em 1975 pela então Confederação Brasileira de Desportos (CBD), com oferecimento da Caixa Econômica Federal. O regulamento estabelecia que o prêmio seria entregue em definitivo ao primeiro clube a conquistar o Campeonato Brasileiro três vezes consecutivas ou cinco vezes alternadas a partir daquele ano. Até que esse feito fosse alcançado, os campeões nacionais recebiam apenas uma réplica em miniatura do troféu.

A disputa entre Flamengo e São Paulo surgiu em razão da definição de quem foi o primeiro pentacampeão brasileiro. O clube carioca sustenta que atingiu a marca em 1992, ao conquistar seu quinto título nacional, considerando também a conquista da Copa União de 1987. Esse entendimento chegou a ser reconhecido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que, em 2011, oficializou Flamengo e Sport como campeões brasileiros daquela temporada.

O impasse, porém, foi parar na Justiça. Em uma série de decisões, posteriormente mantidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2018, ficou estabelecido que o Sport é o único campeão brasileiro de 1987. Com isso, para fins jurídicos, o título daquele ano deixou de integrar a contagem do Flamengo na disputa pela Taça das Bolinhas.

A partir desse entendimento, o São Paulo passou a defender que foi o primeiro clube a preencher os requisitos previstos no regulamento da CBD. O Tricolor conquistou seu quinto Campeonato Brasileiro em 2007 e passou a reivindicar a posse definitiva do troféu, argumentando que se tornou o primeiro pentacampeão nacional reconhecido pela Justiça.

Já o Flamengo sustenta que a discussão sobre a Taça das Bolinhas não se limita ao reconhecimento do campeão de 1987 e afirma que continua reunindo fundamentos jurídicos para comprovar seu direito ao prêmio. A disputa, que se arrasta há anos, já passou por diferentes instâncias da Justiça e segue sem uma definição definitiva.

A nova decisão não encerra o processo. Ao reconhecer que a competência para julgar o caso é da Justiça Federal do Rio de Janeiro, a Justiça Federal de São Paulo apenas revogou a ordem de entrega da Taça das Bolinhas ao São Paulo. Assim, o troféu continuará sob guarda da Caixa Econômica Federal até que haja uma decisão definitiva sobre quem será seu proprietário.

 
 
Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Botafogo anuncia Tite, que volta ao futebol após seis meses Recurso da defesa de Bruno Henrique, do Flamengo, na Justiça Comum chega às mãos de ministro do STJ Queda de Léo Condé no Remo é a 17ª entre treinadores neste Brasileirão Grêmio anuncia a contratação do técnico Renato Gaúcho