Tailandês pega 35 anos de cadeia por xingar família real no Facebook

Publicado em 09/06/2017, às 09h28

Redação

De acordo com o jornal The Guardian, um tailandês foi condenado a 35 anos de prisão por "insultar a família real" local no Facebook. Ele teria usado um perfil falso no nome de um amigo para postar vídeos e mensagens que denegriam a imagem do rei Maha Vajiralongkorn, no poder desde 2016.

LEIA TAMBÉM

Quase ao mesmo tempo, outro tailandês foi condenado a dois anos e meio de prisão por "subir um clipe de um programa de rádio em um site de compartilhamento de arquivos" — trecho este que difamava a família real, claro.

Praticamente imperdoável

Os xingamentos foram enquadrados no chamado crime de lesa-majestade, ou seja, de insulto a membros da realeza de um país. O rapaz, que se chama Wichai, tem 34 anos e foi preso em 2016, permanecendo detido até a promulgação da sentença.

E poderia ser pior: a sentença foi cortada pela metade porque Wichai confessou ser o autor das publicações. A Tailândia tem sido criticada por aplicar penas duras de lesa-majestade nos últimos anos e por forte censura na população.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto