Tartaruga é resgatada com ferimentos causados por rede de pesca na Praia da Sereia

Publicado em 30/09/2025, às 11h37
- Montagem TNH1

João Victor Souza

O filhote de uma tartaruga-oliva foi resgatado na Praia da Sereia, em Maceió, na manhã desta terça-feira (30). O animal de 15 centímetros estava com duas nadadeiras entranguladas por rede de pesca. Foi o segundo caso em menos de 15 dias na região do litoral da capital e região metropolitana.

LEIA TAMBÉM

Segundo o Instituto Biota de Conservação, a tartaruga foi encaminhada para o Centro de Reabilitacao de Animais Marinhos (CRAM), na sede do órgão ambiental, para os cuidados necessários. Diante da situação, ela pode passar por amputação.

"Animais com esse tamanho é muito raro ser encontrado, mas está se tornando frequento achá-los com esse tipo de lesão. Os populares nos acionaram ao encontrar o animal ainda com a rede presa no corpo", disse o diretor-presidente do Biota, Bruno Stefanis.

Ainda de acordo com ele, em casos de amputação, o animal leva meses à espera da cicatrização para depois ter a possibilidade de soltura.

Segundo caso

Uma outra tartaruga está sendo tratada e passa por reabilitação no CRAM, situado em Guaxuma. Ela apresentou o mesmo quadro de estrangulamento por rede. O animal foi encontrado na Praia do Francês, em Marechal Deodoro, no último dia 18.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF recomenda suspensão de novas obras em área protegida da Laguna Mundaú Chauás: papagaios serão transferidos para reserva ambiental no Rio Niquim nesta segunda COP30 mobiliza 190 países em 120 planos de ação climática Maceió tem 11 trechos de praia impróprios para banho, aponta relatório do IMA