Tartaruga marinha desova na mesma praia que nasceu há 30 anos, em Maceió

Publicado em 15/12/2022, às 10h37
Animal está sendo monitorado por técnicos do Biota | Foto: Cortesia Biota -

Eberth Lins

Uma tartaruga marinha de pente foi encontrada em processo de desova na Praia de Jatiúca, em Maceió, na noite dessa quarta-feira (14). Segundo o Instituto Biota, a desova aconteceu na mesma praia urbana em que o animal nasceu há, no mínimo, 30 anos.

LEIA TAMBÉM

Também conhecida como tartaruga-legítima, tartaruga-de-escamas ou tartaruga-verdadeira, o animal é encontrado em mares tropicais e subtropicais, segundo especialistas, uma espécie criticamente ameaçada de extinção devido à caça indiscriminada.

(Foto: Cortesia Biota )
(Foto: Cortesia Biota )

Conforme o Biota, a tartaruga marinha tem 94 cm de comprimento de casco e recebeu um número de identificação. O local do ninho será monitorado e mantido isolado pelos técnicos do instituto até que os filhotes de tartarugas nasçam.

Em caso de encontrar animais encalhados ou em processo de desova, o Biota orienta que a população entre em contato pelos números 82 99115-2944, 82 98815-0444 ou 82 99115-5516.

Para as tartarugas, valem ainda as orientações de não manter o animal na água e não tentar alimentá-lo. Se a avistagem ocorrer no período noturno, a tartaruga for grande e estiver andando pela praia, provavelmente não esteja encalhada, mas pode estar tentando encontrar um local para desovar, o que não pode ser interferido.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF tenta suspender extração irregular de areia na Praia do Francês MPF recomenda suspensão de novas obras em área protegida da Laguna Mundaú Chauás: papagaios serão transferidos para reserva ambiental no Rio Niquim nesta segunda COP30 mobiliza 190 países em 120 planos de ação climática