TCU contradiz Pazuello e diz que não se opôs à compra de vacinas da Pfizer

Publicado em 19/05/2021, às 14h53
Foto: Agência Senado -

Folhapress

O TCU (Tribunal de Contas da União) divulgou nota para desmentir afirmação do ex-ministro Eduardo Pazuello sobre a compra das vacinas da Pfizer. O general afirmou em depoimento à CPI da Covid que o tribunal havia se posicionado de forma contrária à aquisição.

LEIA TAMBÉM

"O TCU informa que em nenhum momento seus ministros se posicionaram de forma contrária à contratação da empresa Pfizer para o fornecimento de vacinas contra a Covid, e tampouco o tribunal desaconselhou a imediata contratação em razão de eventuais cláusulas contratuais", diz a nota.

O relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB-AL), chegou a citar essa posição do TCU, logo após a fala do general. Pazuello, então, disse que havia se equivocado.
Segundo o TCU, houve apenas um posicionamento do órgão, manifestado em acórdão de 17 de março, segundo o qual "não há óbice jurídico a que o Estado brasileiro aceite eventual cláusula limitadora de responsabilidade contratual das empresas fornecedoras".

Esse aceite deveria ocorrer caso seja a prática em negócios firmados com diversos países e em caso de "requisito intransponível para a aquisição do produto". A Pfizer disse que as cláusulas propostas ao Brasil são as mesmas das ofertadas aos demais países.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Líder do PL na Câmara dos Deputados nega desvios de verbas Protótipo de carro voador produzido no Brasil faz primeiro voo Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP Polícia Federal mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares