Técnica admite usar ChatGPT para questões táticas: "Funcionou, ganhamos"

Publicado em 31/10/2025, às 09h23
- Reprodução/Instagram

CNN Brasil

Ler resumo da notícia

A treinadora do Seattle Reign, Laura Harvey, recebeu uma resposta inesperada quando pediu conselhos táticos ao ChatGPT nesta temporada. A sugestão do chatbot de que ela mudasse para uma formação com cinco defensoras contra algumas adversárias da National Women Soccer League (NWSL) parece ter dado certo.

LEIA TAMBÉM

A ex-técnica do Arsenal disse que usou a ferramenta da OpenAI para análise tática pela primeira vez durante a pré-temporada, testando perguntas que variavam de estratégias gerais a recomendações de formação específicas para cada adversário.

"Então eu digitei: 'Qual formação devo usar para vencer os times da NWSL?'", disse Harvey, do Reign, no podcast Soccerish, em uma entrevista publicada nesta quinta-feira (30). "E ele me mostrou todos os times da liga e qual formação eu deveria usar."

"E para dois times, ele disse: 'Vocês devem jogar com cinco defensoras'. Então eu joguei. Sem brincadeira, foi por isso que eu fiz. Foi no início da temporada. E eu disse para a comissão técnica: 'Não estou brincando, foi isso que eu fiz'." E eles disseram: 'Hum, interessante.'"

Harvey disse que nunca havia usado um sistema com cinco defensoras, que normalmente é uma formação mais defensiva, com três zagueiras centrais e duas alas.

Ela disse que usaram a sugestão como ponto de partida e analisaram como o Seattle poderia se adaptar a jogar com cinco defensoras.

"Pesquisamos bastante. Analisamos a fundo. Pensamos em como poderíamos jogar assim, tentamos e gostamos", acrescentou. "Funcionou. Ganhamos o jogo."

Depois de terminar em penúltimo lugar na temporada passada, o Seattle está atualmente em quarto lugar na tabela da NWSL, entrando na última rodada da temporada regular em posição de se classificar para os playoffs.

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Flamengo passa pelo Pyramids e encara o PSG na decisão do Intercontinental CRB anuncia retorno do lateral-direito Hereda, que estava no Sport Estádio é incendiado após rebaixamento de clube; cenas impressionam Campeão pelo Flamengo, novo reforço alagoano faz primeira visita ao estádio