Técnico do Águia de Marabá segue na UTI após acidente que matou preparador

Publicado em 16/01/2026, às 18h27
- Gustavo Sousa / Águia de Marabá

g1

Ler resumo da notícia

Os jogadores e a equipe técnica do Águia de Marabá, que estavam em um ônibus que se envolveu em um acidente na BR-153, em Santa Rita do Tocantins, retomaram a viagem para a cidade paraense. Segundo a assessoria do clube de futebol, eles saíram de Santa Rita do Tocantins por volta das 11h e devem chegar a Marabá às 19h desta sexta-feira (16).

LEIA TAMBÉM

O acidente aconteceu na noite de quinta-feira (15), no km 591 da rodovia. O ônibus com os integrantes da equipe sub-20 e da equipe técnica saiu de Guaratinguetá (SP), com direção ao Pará. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo bateu em um caminhão e matou o preparador físico Hecton Alves, de 33 anos. O técnico Ronan Tyezer Rodrigues, de 44 anos, está em estado grave.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que Ronan está no Hospital Regional de Gurupi (HRG) e segue estável e assistido pela equipe multiprofissional. A assessoria do time afirmou que o técnico está na UTI.

Outras três pessoas ficaram feridas no acidente: uma criança de 11 anos; Ramon Nilton Vieira, de 31 anos; e Renye Silva Farias, de 41 anos. A SES informou que eles também receberam atendimento médico.

O elenco tem 24 jogadores e outras seis pessoas faziam parte da comissão técnica. A viagem de retorno, que tem mais de dois mil quilômetros até Marabá, não conta com as duas vítimas do acidente, conforme explicou a assessoria, com os motoristas do primeiro ônibus e o filho de um deles, o menino de 11 anos.

Entenda

O time estava em São Paulo para participar da Copinha 2026, torneio que começou com 128 equipes na primeira fase, entre elas 23 estreantes, divididas em 32 grupos com quatro times. Os dois melhores de cada chave avançam à fase de mata-mata. O Águia havia avançado à segunda fase, porém foi eliminado pelo Juventude-RS nos pênaltis.

O acidente aconteceu no retorno a Marabá após a participação na Copinha. Eles viagaram quase dois mil quilômetros até o momento que aconteceu o acidente.

Conforme a assessoria, Hecton integrava a comissão técnica do time de base do Águia de Marabá há cerca de dois anos. Nenhum jogador se feriu gravemente.

Investigação
No atendimento à ocorrência do acidente, o corpo de Hector foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Porto Nacional e, posteriormente, transferido para a unidade de Palmas, onde estava até a tarde desta sexta-feira.

A assessoria do time explicou que o velório de Hecton será no município de Conceição do Araguaia, para onde será levado após liberação do IML, a pedido da família.

A Secretaria de Segurança Pública informou que deu início às investigações sobre as circunstâncias do acidente e que os envolvidos vão responder ao inquérito em liberdade. O local foi periciado durante a madrugada desta sexta-feira. A 74ª Delegacia de Polícia de Brejinho de Nazaré vai conduzir a investigação.

Os motoristas dos veículos se apresentaram espontaneamente na 11ª Central de Atendimento da Polícia Civil, em Porto Nacional, para prestar depoimento. Eles não tiveram os nomes divulgados, por isso, o g1 não conseguiu contato com a defesa deles.

Em depoimento, o motorista que dirigia o caminhão no momento da batida informou que estava parado no acostamento por causa de um defeito no veículo. Conforme a SSP, ele afirmou que realizou a sinalização da pista.

Pelas redes sociais, o clube Águia de Marabá divulgou nota de pesar lamentando o acidente.

"Neste momento de tristeza, manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos, colegas de trabalho e a todos que sofrem com essa irreparável perda. Em sinal de luto e respeito, nos unimos em oração, desejando força e conforto aos corações enlutados", diz trecho da nota oficial do clube.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Futuro de Robinho no CSA: Rafael Tenório comenta situação do atacante Com quatro do CSA e três do Murici, confira a seleção da 2ª rodada do Alagoano CSA: Kaike afasta favoritismo e projeta clássico contra ASA em Arapiraca Apresentado no CRB, Geovane explica saída da Ucrânia e revela episódio do filho em bunker