Técnicos do IMA e do Instituto Biota resgatam cágados arrastados pela chuva

Publicado em 05/02/2025, às 17h11
Técnicos do IMA e do Instituto Biota resgatam cágados arrastados pela chuva - Divulgação / IMA / Biota

Agência Alagoas

Devido às fortes chuvas que atingiram Maceió na manhã desta quarta-feira (5), técnicos do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), com os profissionais do Instituto Biota, realizaram o resgate de dezenas de Cágados-de-barbicha (Phrynops geoffroanus), encontrados na via pública, nas proximidades do prédio do Ministério Público Estadual (MPE), no bairro do Poço. Os animais foram encontrados após o transbordamento do Riacho Salgadinho.

LEIA TAMBÉM

Ao todo, 23 cágados foram recolhidos e levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde passarão por exames e, posteriormente, serão encaminhados para uma área de soltura segura. O supervisor do Cetas, Marcelo Normande, destacou que, durante o resgate, nenhum dos animais foi encontrado ferido. Ele também alertou sobre os cuidados necessários com essa espécie.

"Por se tratar de um animal de água doce, é importante que eles não sejam colocados no mar, pois isso pode causar danos graves, inclusive levando à morte", explicou.

O IMA também reforça a importância de acionar as autoridades competentes em casos semelhantes. O médico veterinário do IMA, Rafael Cordeiro, orienta: "É comum que a população queira ajudar, mas o mais indicado é entrar em contato com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), que realizará o resgate adequado. Os animais podem estar feridos ou fora de seu habitat natural, o que diminui as chances de sobrevivência", disse.

Em casos de irregularidades ou para resgatar animais em perigo, a população pode ligar para o número 190 ou diretamente para o BPA, pelo número (82) 9 8833-5879.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF recomenda suspensão de novas obras em área protegida da Laguna Mundaú Chauás: papagaios serão transferidos para reserva ambiental no Rio Niquim nesta segunda COP30 mobiliza 190 países em 120 planos de ação climática Maceió tem 11 trechos de praia impróprios para banho, aponta relatório do IMA