Tecnologia na saúde: comitiva do Albert Einstein debate inovação no Hospital da Cidade

Publicado em 25/09/2025, às 15h50
-

Secom Maceió

O Hospital da Cidade de Maceió, administrado pelo Serviço Social Autônomo Maceió Saúde, vive uma semana de imersão em boas práticas e inovação. Uma equipe de consultores do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, segue em Maceió até esta sexta-feira (26) em mais uma etapa do projeto de consultoria que promete transformar a gestão e os processos assistenciais da primeira unidade hospitalar municipal da capital alagoana.

LEIA TAMBÉM

Desde a última segunda-feira (22), os profissionais do Einstein têm se reunido com lideranças do Hospital da Cidade para discutir soluções que integram medicina e tecnologia da informação.

Em encontro com a diretora-presidente do Maceió Saúde, Camila Porciúncula, consultores e líderes do Hospital da Cidade debateram ajustes em sistemas e indicadores que servirão de base para a evolução da gestão.

"Nosso esforço conjunto é para digitalizar processos, melhorar indicadores e redesenhar fluxos internos para que a assistência ao paciente seja cada vez mais eficiente e segura", pontuou Porciúncula.

A consultoria prevê 31 entregas até março de 2026, incluindo o mapeamento de áreas críticas, definição de protocolos clínicos e fortalecimento da governança hospitalar. Parte essencial do plano é a modernização digital, com maior uso de ferramentas de TI para integrar dados clínicos, facilitar a gestão de leitos, reduzir gargalos e apoiar a tomada de decisão em tempo real.

"A expectativa é melhorar os processos do hospital para que o atendimento seja, cada vez mais, eficiente para a população", disse Iná Cardoso, diretora-técnica do Maceió Saúde.

Impacto direto no paciente

Além da eficiência administrativa, o projeto coloca o paciente no centro das mudanças. A expectativa é que a digitalização reduza o tempo de espera, padronize condutas assistenciais e aumente a segurança no cuidado. O treinamento de equipes, tanto em São Paulo quanto em Maceió, garantirá que as inovações sejam incorporadas à rotina da unidade hospitalar.

O Hospital da Cidade é administrado pelo Maceió Saúde, entidade privada sem fins lucrativos criada para fortalecer e aprimorar a gestão das unidades de saúde municipais. A atuação da instituição proporciona uma administração moderna, eficiente e comprometida com a qualidade dos serviços prestados à população, sempre alinhada às melhores práticas de gestão em saúde.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF e MP/AL acompanham evolução das obras de mobilidade urbana previstas em acordo judicial com Braskem Instalação de passarela fecha trecho da Av. Durval de Góes Monteiro neste domingo (07) Paciente acamado em situação de risco é resgatado pelo Samu em Garça Torta Confira os horários dos shoppings e do Centro no feriado de Nossa Senhora da Conceição