Tela de Degas roubada em 2009 é encontrada dentro de ônibus

Publicado em 23/02/2018, às 22h55

Redação

O Ministério da Cultura da França anunciou nesta sexta-feira que um quadro do pintor Edgar Degas que havia sido roubado em 2009 foi encontrado no compartimento de bagagem de um ônibus nas proximidades de Paris.

LEIA TAMBÉM

O quadro foi encontrado no último dia 16 por agentes alfandegários durante uma blitz na região de Ferrières, em Brie, na estrada A4, mas nenhum dos passageiros do ônibus reivindicou a propriedade do quadro.

Les Choristes é um monotipo, no meio do caminho entre a pintura e a gravura, que Degas realizou pouco antes de ser apresentado na exposição impressionista de 1877. O quadro pertence ao museu Orsay e havia sido roubado em 31 de dezembro de 2009 do museu Cantini em Marselha, estabelecimento ao qual a obra havia sido emprestada para uma exposição.

A obra fazia parte da coleção de Gustave Caillebotte e em 1894 passou a fazer parte das coleções nacionais francesas. Segundo o próprio criador, representava uma cena da ópera Don Giovanni, no final do primeiro ato, quando se celebra o compromisso entre Massetto e Zerlina.

Com um valor estimado em 800 000 euros (mais de 3,2 milhões de reais), a obra foi furtada do Museu Cantini, em Marselha, para onde havia sido emprestada, no final de dezembro de 2009.

A ministra de Cultura francesa, Françoise Nyssen, comemorou o “feliz reencontro de uma obra preciosa, cujo desaparecimento era uma grande perda para o patrimônio impressionista francês”, e destacou o trabalho dos agentes alfandegários.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto