Televisores 3D estão com os dias contados

Publicado em 15/03/2016, às 16h37

Redação

Quando o recurso 3D foi anunciado, muita gente exaltou a novidade e a crítica especializada se animou com o futuro do cinema. Até mesmo a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, contou com a transmissão de jogos em três dimensões. Menos de uma década depois, a tecnologia mostra que não empolgou como de fato prometia e começa a desaparecer do mercado por diversas razões.

LEIA TAMBÉM

Com exceção a “Avatar” (2009), “Gravidade” (2013) e outros poucos filmes, Hollywood não se esforçou para produzir obras cinematográficas que fizesse jus ao recurso. A necessidade do uso de óculos, por vezes desconfortáveis, foi outro fator que contribuiu. Por fim, a chegada dos dispositivos de realidade virtual ao mercado em 2016 conclui os motivos que explicam a morte do 3D. 

Assim, algumas fabricantes já admitem o fracasso. Samsung e Philips, por exemplo, afirmam que não planejam lançar Smart TVs com o recurso em 2016. À Forbes, representantes da empresa sul-coreana disseram que a decisão foi tomada devido à baixa demanda pelo componente. Em contrapartida, a companhia afirma estar investindo em técnicas de melhoria da qualidade da imagem.

Já a Philips foi mais direta: “O 3D está morto”. A declaração é do diretor de planejamento de produtos da companhia, Danny Track que ainda diz que “ninguém realimente quer televisões 3D”. Segundo o executivo, outro motivo para o abandono se deve ao fato de que a tecnologia dificulta a produção dos televisores.

Segunda maior fabricante de televisões do mundo, a LG continua apostando na reprodução tridimensional. No entanto, o principal lançamento da empresa, a B6 OLED 4K Smart TV não suporta o recurso. Mesmo sem admitir que o 3D está sendo deixado para trás, a empresa priorizou suas apostas na resolução 4K e em telas mais modernas. 

Enquanto isso, a Sony e a Panasonic ainda enxergam futuro na tecnologia, sendo que a primeira aposta de forma insere o componente de forma cautelosa em poucos lançamentos e somente nos modelos mais robustos e com preços salgados. Já a Panasonic, por sua vez, acaba se tornando a principal empresa fabricante de televisões 3D já que, pelo menos por enquanto, não abdicou do recurso.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

WhatsApp prepara atualização com novo recurso de segurança para menores no Brasil Um quinto dos posts em rede social só de robôs é hostil a seres humanos, diz estudo Novas regras do Pix entram em vigor hoje; veja o que muda WhatsApp confirma versão paga e anuncia recursos exclusivos; veja novidades