Temer anuncia financiamento para reconstruir prédio de museu

Publicado em 03/09/2018, às 13h27
Michel Temer | José Cruz/Agência Brasil -

Folhapress

Após o incêndio que destruiu o Museu Nacional, no Rio, o governo federal vai anunciar a destinação de recursos de empresas privadas e órgãos públicos para determinar a reconstrução do edifício que abrigava a instituição.

LEIA TAMBÉM

O presidente Michel Temer (MDB) se reuniu nesta segunda-feira (3) com o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, para discutir formas de financiamento da recuperação do prédio.
Um dos mecanismos em estudo é a captação de dinheiro de grandes empresas via Lei Rouanet -que permite o abatimento de impostos para a aplicação em projetos culturais. Ainda não há estimativa de valores para a reconstrução do edifício.

Temer entrou em contato com dirigentes de bancos privados e empresas públicas, que se comprometeram com a proposta. Será anunciada a formação de uma "rede de apoio econômico" que conta com Bradesco, Itaú, Santander, Banco do Brasil, Caixa, Vale e Petrobras. Também devem ser usados recursos do BNDES, que já havia assinado um contrato de R$ 21,7 milhões com o museu em junho.

Desde o incêndio, o governo Temer tem sido criticado pela falta de recursos para a manutenção do Museu Nacional. O presidente decidiu apresentar uma proposta rápida em resposta ao episódio.
Apesar da proposta de reconstrução do edifício, o principal prejuízo é a destruição do acervo do museu, que tinha 200 anos e é irrecuperável.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Matrícula online para estudantes novatos da rede estadual inicia nesta segunda (08) Uneal abre seleção para portadores de diploma com ingresso em 2026 Alagoas tem maior taxa de analfabetismo do país; Maceió lidera entre as capitais Provas de seleção para cinco cursos do Ifal são anuladas; entenda