Temer comete nova gafe internacional e troca nome de país em brinde a presidente

Publicado em 22/08/2017, às 07h51

Redação

Em um brinde ao presidente paraguaio, Horacio Cartes, o presidente Michel Temer confundiu o país visitante com Portugal. Nesta segunda-feira, em almoço no Palácio do Itamaraty, Temer prometeu combater o crime organizado com a ajuda do Paraguai.

LEIA TAMBÉM

— Na nossa Constituição, existe um dispositivo especial que determina que toda e qualquer política pública no país se volte para a integração latino-americana de nações. Então, portanto, fazemos isso, em primeiro lugar, pelo apreço que temos na relação Brasil e Portugal — disse Temer, antes de trocar condecorações com o chefe de Estado vizinho.

Em junho, Temer cometeu outras duas gafes diplomáticas. Os empresários russos foram chamados de "soviéticos". Já na Noruega, afirmou, ao lado da primeira-ministra Erna Solberg, que iria almoçar com o rei da Suécia, em vez de falar em rei da Noruega. A Suécia é um país vizinho que nutre rivalidade regional com os noruegueses.

Antes mesmo de o peemedebista embarcar para a Rússia, naquele mês, a agenda oficial do Palácio do Planalto trazia o nome antigo do país, que não é adotado há mais de 25 anos: República Socialista Federativa Soviética da Rússia, na época da União Soviética.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Câmara aprova regime de urgência para projeto que cria o “imposto do congestionamento” Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado