Temer pede ao STF acesso a sete arquivos de áudio de Joesley

Publicado em 19/07/2017, às 20h55

Redação

A defesa do presidente Michel Temer apresentou petição no Inquérito 4483 nesta quarta-feira, 19, para ter acesso aos sete arquivos de áudio recuperados de gravadores usados pelo empresário Joesley Batista, da JBS, para gravar conversa com o peemedebista na noite de 7 de março no Palácio do Jaburu. Os advogados de Temer alegam que o acesso ao material é importante para a defesa a ser feita na Câmara dos Deputados, que analisa a admissibilidade da denúncia apresentada pelo procurador-geral da República contra o presidente por corrupção passiva.

LEIA TAMBÉM

As informações foram divulgadas no site do Supremo.

A partir das gravações e da colaboração premiada do sócio do grupo empresarial J&F, Temer e seu ex-assessor especial Rodrigo Rocha Loures foram denunciados formalmente pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot pela suposta prática de corrupção passiva.

A denúncia foi enviada à Câmara, uma vez que a Constituição, em seus artigos 51 e 86, prevê a necessidade de autorização daquela Casa para que o presidente da República seja processado perante o STF.

A defesa diz na petição, dirigida à presidente do Supremo, ministra Cármen Lúcia, que já havia feito pedido semelhante ao relator do caso, Edson Fachin, juntamente com o pleito de acesso aos gravadores usados.

De acordo com a defesa de Temer, contudo, Fachin decidiu ouvir a Procuradoria-Geral da República antes de analisar o pedidoo. Assim, por entender que a manifestação da PGR se refere apenas à perícia dos gravadores, e considerando a importância dos áudios recuperados para o julgamento na Câmara, a defesa do presidente pediu acesso aos arquivos antes do dia 2 de agosto, data prevista para a análise da denúncia pelos parlamentares.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Câmara aprova regime de urgência para projeto que cria o “imposto do congestionamento” Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado