Tempestade deixa 200 mi de pessoas em alerta nos EUA às vésperas do Natal

Publicado em 23/12/2022, às 17h04
Reprodução / Twitter -

Folhapress

A tempestade de inverno Elliott derrubou as temperaturas nos Estados Unidos, trouxe forte nevasca e agora afeta voos e estradas às vésperas do Natal, um dos períodos de viagem mais movimentados do ano.

LEIA TAMBÉM

O Serviço Nacional de Meteorologia descreveu a tempestade como um "evento único de uma geração". Em Colorado e Wyoming, no oeste dos Estados Unidos, o termômetro atingiu -40ºC.

Até quinta-feira (22), 200 milhões de pessoas, cerca de 60% da população dos EUA, estavam sob alerta de vento frio, nevasca e outros avisos climáticos de inverno.

Para o fim de semana de Natal, a previsão é de que a tempestade se transforme em um "ciclone bomba", causando neve pesada e "ventos frios com risco de vida" para milhões.

Espera-se que um frio paralisante intensificado por ventos fortes se estenda até a fronteira dos Estados Unidos com o México. O Serviço Nacional de Meteorologia colocou em alerta 37 estados americanos.

No início da manhã desta sexta-feira (23), mais de 1.250 voos programadas foram cancelados. Ontem, foram mais de 5 mil voos cancelados e 24 mil adiados.

A maioria dos cancelamentos ocorreu nos aeroportos internacionais de Chicago O'Hare ou Denver. Há também problemas em aeroportos da costa leste, como o LaGuardia, de Nova York.

Autoridades também alertam sobre o perigo nas estradas e a combinação de neve e ventos fortes. Há relatos de acidentes em todo o país.

O meteorologista do Serviço Meteorológico Nacional, Michael Charnick, publicou um vídeo no Twitter em que mostra motoristas lutando contra o mau tempo em uma estrada entre Colorado e Wyoming.

Em Dakota do Sul, os fortes ventos deixaram cerca de 100 motoristas ilhados nas cidades de Rapid City e Wall, informou o escritório do xerife do condado de Pennington, que aconselhou as pessoas a não pegarem a estrada.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto