Tempestade Harvey ruma para o Texas e pode se tornar furacão

Publicado em 24/08/2017, às 17h22

Redação

A costa do Golfo do Texas está se preparando para enfrentar a chegada da tempestade tropical Harvey em terra firme até sexta-feira, trazendo ventos fortes, grandes inundações e chuvas torrenciais.

LEIA TAMBÉM

Alertas de furacões, tempestades tropicais e tempestades entraram em vigor em condados do litoral leste do Texas enquanto a tempestade cruzava o Golfo do México, onde pode adquirir as dimensões de um furacão.

Há previsão de ventos de até 120 quilômetros por hora e 40 centímetros de chuva, de acordo com o Serviço Nacional do Clima dos Estados Unidos.

“Agora é a hora de verificar seu plano de emergência e adotar as ações necessárias para preservar sua casa ou negócio. Esforços deliberados devem ser feitos para proteger vidas e propriedades”, disse o serviço em um comunicado emitido no início desta quinta-feira.

Cedo nesta quinta-feira, o Harvey estava cerca de 600 quilômetros ao sudeste de Port Mansfield, no Texas, com ventos contínuos máximos de 72 quilômetros por hora, segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA.

A tempestade pode se tornar um furacão quando tocar o solo perto de Corpus Christi na sexta-feira, alertou o Serviço Nacional do Clima.

O governador Greg Abbott declarou estado de desastre em 30 condados na quarta-feira, autorizando o uso de recursos estaduais para preparar o Estado para a tempestade. O Harvey “representa uma ameaça de desastre iminente, incluindo inundações graves, alagamentos no litoral e ventos prejudiciais”, disse o comunicado de Abbott.

Cidades e condados ao longo da região litorânea do Estado distribuíram sacos de areia aos moradores, e alguns estabelecimentos comerciais cobriram as vidraças com tábuas de madeira. Residentes do litoral correram aos mercados para estocar água e outros mantimentos, segundo a mídia local.

A tempestade também forçou empresas de energia, incluindo Royal Dutch Shell, Anadarko Petroleum e Exxon Mobil para retirar pessoal de plataformas de petróleo e gás no Golfo do México.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Idoso atira no filho após reclamar de estar recebendo poucas visitas Brasileira que trabalha como babá em Portugal está desaparecida há 10 dias Relíquia da Segunda Guerra é encontrada em floresta após mais de 80 anos Ônibus com estudantes cai de penhasco na Colômbia e deixa 17 mortos