Tempestades e chuva de granizo devem atingir a região Sudeste até sexta (7)

Publicado em 04/10/2022, às 22h08
Marcello Casal Jr / Agência Brasil -

Maria Tereza Santos / Folhapress

As tempestades que atingiram parte de Minas Gerais no início dessa semana devem continuar ocorrendo em todo os Sudeste até sexta-feira (7), de acordo com a Climatempo. A previsão indica o risco de chuvas fortes, trovoadas e novos episódios de queda de granizo, como o que ocorreu na rodovia Fernão Dias, na região de São Gonçalo do Sapucaí, nesta segunda (3).

LEIA TAMBÉM

A meteorologista Carine Gama, da Climatempo, explica que essas chuvas são a combinação de diversos fatores, como "a circulação dos ventos em todos os níveis da atmosfera, o calor em superfície, o corredor de umidade que vem da região Norte e, agora, a chegada de uma frente fria". No sul de Minas, a topografia acidentada também contribui para a formação de granizo.

Todos esses fatores associados geram condições para novos temporais já nesta terça-feira em Minas, Rio de Janeiro, Espírito Santo e norte de São Paulo.

"Amanhã [5] também tem uma baixa pressão se formando entre o Paraguai, Paraná e Mato Grosso do Sul, que vai dar origem a uma nova frente fria no final da quarta", informa Gama. Esse evento aumenta o risco de temporais para São Paulo, incluindo a capital, e Rio de Janeiro a partir de quinta (6) e em Minas e Espírito Santo na sexta.

A chegada da frente fria, no entanto, não deve derrubar as temperaturas na região. "Em todos esses dias, há risco de alagamento, inundações e, eventualmente, alguma enchente. Na quarta, a possibilidade de granizo diminui, mas retorna na quinta", afirma a meteorologista.

O tempo tende a seguir chuvoso até sexta-feira. A previsão é de melhora no final de semana, quando o sol deve aparecer de novo.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Líder do PL na Câmara dos Deputados nega desvios de verbas Protótipo de carro voador produzido no Brasil faz primeiro voo Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP Polícia Federal mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares