Terra treme em Jaramataia: fenômeno é o oitavo registrado em Alagoas este ano; assista

Publicado em 12/08/2016, às 12h43

Redação

Os moradores de Jaramataia, cidade da região Sertão do Estado, acordaram assustados na manhã desta sexta-feira (12) após sentirem um tremor de terra na cidade.

LEIA TAMBÉM

O repórter Carlos Nascimento, da TV Pajuçara, confirmou que o abalo foi sentido pela população e que a informação circulou em vários grupos de redes sociais onde moradores afirmaram ter presenciado o tremor. Confira:

O TNH1 tentou contato com o Observatório Sismológico, da Universidade de Brasília de Geociencias (OBSis), que monitora o fenômeno no Brasil, mas ainda não há confirmação de que um evento sismológico tenha acontecido. Por telefone, uma das técnicas do OBSis disse à reportagem que a confirmação de tremores pode levar até oito horas para ser concluída.

Ainda segundo o Observatório, os últimos tremores registrados em solo alagoano ocorreram em 20 de junho deste ano, dois, ambos na cidade de Belo Monte, cidade do baixo São Francisco a 201 km de Maceió. Os tremores foram de baixa intensidade, um de 1,7 e o outro de 1,6 graus na escala richter. Nenhum deles levou riscos a população.

MAIS TREMORES

Em fevereiro deste ano outros dois tremores foram registrados também em Alagoas. Um deles, inclusive, sentido em Maceió, mas com epicentro no Agreste de Pernambuco, o outro em São José da Tapera.

Em fevereiro, o professor da Universidade de Brasília de Geociência, George Sand França, disse com exclusividade ao TNH1 que apesar dos tremores de baixa intensidade, o fato de ocorrer no Nordeste são preocupantes. “Sendo no Nordeste, gera um pouco de preocupação, por ser uma região muito habitada e onde pode haver residências de estrutura precária", disse a época.

Em terras alagoanas o fenômeno é mais comum do que se pensa. Em abril, um tremor foi sentido em Palmeira dos Índios. Ao todo, em 2016, houveram sete tremores confirmados, o último deles em Pão de Açúcar.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF tenta suspender extração irregular de areia na Praia do Francês MPF recomenda suspensão de novas obras em área protegida da Laguna Mundaú Chauás: papagaios serão transferidos para reserva ambiental no Rio Niquim nesta segunda COP30 mobiliza 190 países em 120 planos de ação climática