Terremoto de 6,9 graus sacode o Havaí e maior ilha das Filipinas

Publicado em 05/05/2018, às 07h52

Redação

O maior terremoto a atingir o Havaí desde 1975, com magnitude 6,9, aconteceu nesta sexta-feira (4) na região do vulcão Kilauea, que está em erupção. 

LEIA TAMBÉM

Autoridades recomendaram que 10 mil pessoas saíssem de suas casa e 1700 habitantes já foram obrigados a procurar abrigos. Estradas foram bloqueadas pela lava e  governador decretou estado de emergência.

Além do tremor e da lava expelida pelo kilauea, uma grande quantidade de dióxido de enxofre foi liberada, o que é extremanente perigoso e preocupante. Ainda não há informações de feridos.

Norte das Filipinas

Já neste sábado (5), a maior e mais setentrional ilha das Filipinas também foi atingida por um forte tremor durante a madrugada, de 6,1 de magnitude. As autoridades não relataram vítimas ou danos, ou ativaram o alerta de tsunami.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que registra a atividade sísmica mundial, localizou o hipocentro a 17 km de profundidade. A mesma agência localizou o tremor a 58 km ao noroeste de Pandan, na ilha de Catanduanes, e a 319 km ao leste de Manila, em Luzon.

O serviço sismológico filipino, Philvolcs, rebaixou a potência do terremoto a 5,9 de magnitude e situou a profundidade do hipocentro a 46 km.

O Centro de Alertas por Tsunami do Pacífico não emitiu nenhum aviso por risco de onda gigante.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto