Terremoto de magnitude 6,8 deixa quatro mortos na Indonésia

Publicado em 03/08/2019, às 11h27
Reprodução-Twitter -

Redação

Quatro pessoas morreram e várias ficaram feridas após um forte terremoto que atingiu as ilhas de Sumatra e Java, na Indonésia, na noite de sexta-feira (2), informaram autoridades locais.

LEIA TAMBÉM

O terremoto de 6,9 graus foi sentido na capital, Jacarta, e quase mil pessoas foram obrigadas a abandonar suas casas. A agência nacional de desastres naturais emitiu um alerta de tsunami, suspenso poucas horas depois.

Três pessoas morreram vítimas de ataque cardíaco no momento do terremoto, segundo o porta-voz da agência Agus Wibowo. A quarta sofreu uma queda fatal quando tentava fugir. Mais de 200 edifícios foram danificados, de acordo com o governo.

Os moradores levados para abrigos temporários, principalmente na ilha de Sumatra, começaram a retornar para suas casas. O Serviço Geológico dos Estados Unidos registrou o epicentro do terremoto no Oceano Índico, a cerca de 227 km da cidade de Teluk Betung, em Sumatra.

A Indonésia está situada no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, área de forte atividade sísmica. Wibowo afirmou que um estudo da agência de geofísica da Indonésia indica que um eventual terremoto de magnitude 8,8 na área provocaria um tsunami de 20 metros de altura –apesar de ser impossível prever quando isso acontecerá.

O evento mais devastador foi registrado em 26 de dezembro de 2004, quando um terremoto de magnitude 9,5 provocou um tsunami que matou cerca de 226 mil pessoas na região –126 mil na Indonésia. Em 2018, um tsunami atingiu a cidade de Palu, na ilha de Sulawesi, matando milhares de pessoas. O colapso da cratera no vulcão Anak Krakatau também provocou um tsunami que matou pelo menos 430 pessoas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto