Terremoto no Peru deixa ao menos um morto e 26 feridos

Publicado em 27/05/2019, às 20h32
Pixay -

Folha Press

Um terremoto de magnitude oito atingiu, neste domingo (26), a região de Loreto, no norte do Peru. O tremor deixou uma pessoa morta e pelo menos 26 feridos, sendo 15 no Equador.

LEIA TAMBÉM


O abalo durou 127 segundos. Em Lima, ao sentir o terremoto, moradores deixaram suas casas no meio da madrugada e da chuva. A vítima é Danilo Muñoz, 48. Ele estava dormindo no momento do terremoto.


A Defesa Civil peruana contabilizou 11 feridos, 51 famílias afetadas, 53 casas destruídas e cinco colégios atingidos. Os outros sete feridos foram no Equador. O epicentro do terremoto, cuja magnitude foi oito, segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS), foi a 70 quilômetros a sudeste de Lagunas, no norte do país, a uma profundidade de 141 quilômetros. Aconteceu às 2h41 (4h41 em Brasília).


Lagunas é um distrito da província do Alto Amazonas, na região de Loreto. Sua população é de 12 mil habitantes. Geralmente, quanto maior a profundidade do terremoto, menor o impacto ou dano causado na superfície. No entanto, a onda expansiva é, nesses casos, mais ampla, o que explica por que o tremor foi sentido no Equador, na Colômbia, na Venezuela e na Bolívia.


No Peru, além de Loreto, o terremoto foi sentido nas regiões norte e central de La Libertad, Tumbes, Piura, Lambayeque, San Martín, Cajamarca e em Lima.


O geólogo Patricio Valderrama, do Centro de Monitoramento e Prevenção de Desastres, disse que "no norte do Peru um terremoto como este não é sentido desde o tremor de 1970", referindo-se ao terrível terremoto de magnitude 7,9 que devastou a região de Ancash e deixou mais de 70 mil mortos.


Yurimaguas, a cidade mais próxima do epicentro, foi uma das áreas com danos materiais, de acordo com as primeiras informações.
O Peru se encontra, como seus vizinhos do Pacífico sul-americano Chile e Equador, em uma região de tremores frequentes.


Em 24 de janeiro, outro terremoto, de magnitude 6, atingiu a costa central do Peru, causando danos menores e seis feridos em localidades próximas às centenárias Linhas de Nazca, na costa sul.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vocalista de banda de rock desmaia após levar choque do microfone Viciado em videogame deixa montanhas de lixo e papel higiênico em quarto de hotel Campeão de fisiculturismo morre aos 30 anos após suspeita de problema cardíaco Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros