Terremotos no Brasil são raros; entenda o motivo e relembre os 5 maiores

Publicado em 16/06/2023, às 15h52
Reprodução -

Folhapress

Terremotos como o sentido nesta sexta-feira (16) no litoral paulista e no Vale da Ribeira acontecem, em média, duas vezes por ano no Brasil. O país está relativamente seguro contra esses tremores, que costumam ocorrer em áreas despovoadas e causar poucos danos materiais.

LEIA TAMBÉM

Tire abaixo suas dúvidas sobre a ocorrência de terremotos no Brasil e relembre alguns dos maiores tremores da história no país.

POR QUE O BRASIL ESTÁ LIVRE DE TERREMOTOS?

QUAL HAVIA SIDO O ÚLTIMO TERREMOTO REGISTRADO NO BRASIL?

QUAL FOI O ÚLTIMO TERREMOTO REGISTRADO EM SÃO PAULO?

QUANTAS PESSOAS JÁ MORRERAM EM TERREMOTOS NO BRASIL?

HAVERÁ MAIS TERREMOTOS NO BRASIL EM 2023?

QUAIS OS CINCO PRINCIPAIS TERREMOTOS SENTIDOS NO BRASIL?

  1. 27.JAN.1922 - O tremor de 5,1 na escala Richter foi registrado nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Na capital paulista, paredes de residências particulares racharam, construções balançaram, portas bateram, janelas vibraram e objetos caíram.
  2. 30.NOV.1986 - Também com magnitude 5,1, danificou mais de 4.000 construções e desabrigou 26 mil pessoas em João Câmara (RN). É tema do livro "O Terremoto Que Mexeu com o Brasil" (2011), do sismólogo José Alberto Vivas Veloso.
  3. 20.JUN.2003 - Apesar de ter atingido 7 graus na escala Richter, o terremoto, detectado apenas por sismógrafos, não foi sentido pela população do Amazonas. O epicentro ocorreu nas proximidades da divisa do Estado com o Acre.
  4. 12.SET.2007 - Uma criança de cinco anos morreu em casa, esmagada por uma parede que cedeu, e duas pessoas tiveram traumatismo craniano durante um tremor de magnitude 4,9 em Itacarambi (MG).
  5. 24.NOV.2015 - Pessoas assustadas deixaram prédios na região central de Rio Branco (AC) com medo de desabamentos, mas não houve vítimas nem danos materiais no Estado. Eram reflexos de um terremoto de 7,6 na escala Richter que atingira a tríplice fronteira de Peru, Bolívia e Brasil.
Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Quem era a empresária morta em acidente com Porsche em SC Defesa Civil alerta para temporais em SP a partir desta terça-feira Mulheres seguras: câncer de mama e outras doenças graves aumentam busca por seguro de vida entre público feminino Após quase dois meses na UTI, advogada que salvou família em incêndio acorda e se comunica com familiares