Teste de alerta da Defesa Civil será disparado neste sábado em Maceió, Marechal, Pilar e São Luís do Quitunde

Publicado em 13/06/2025, às 17h19
Teste de alerta da Defesa Civil será disparado neste sábado em Maceió, Marechal, Pilar e São Luís do Quitunde - Divulgação / Defesa Civil

Agência Alagoas

O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) faz, neste sábado (14), a partir do meio-dia, a demonstração simultânea do Defesa Civil Alerta (DCA). Neste horário, 36 municípios nordestinos (quatro cidades de cada estado, incluindo as capitais) receberão o alerta que será disparado a partir de Brasília (DF).

LEIA TAMBÉM

O sistema emite avisos sonoros e mensagens diretamente nos celulares de quem está em áreas de risco. Em Alagoas, recebem a demonstração do novo sistema as populações dos municípios de Maceió, Marechal Deodoro, Pilar e São Luís do Quitunde.

“Após o teste demonstração, a Defesa Civil Estadual estará apta a lançar o alerta para todo o estado, ou seja, para os demais municípios alagoanos. A ferramenta já estará apta para lançamentos reais a partir do dia 18”, informou o chefe de Gabinete da Defesa Civil Estadual e instrutor nacional do DCA, major Silva Melo.

Em Alagoas, o lançamento ocorrerá a partir do meio-dia na sede da Defesa Civil Estadual, em Maceió, por meio de videoconferência, sob a coordenação do Cenad. Equipes da Defesa Civil Estadual também acompanharão o evento teste nas cidades de Marechal Deodoro, Pilar e São Luís do Quitunde.

Em Brasília, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; e o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, participam do lançamento.

“Vamos estar na sala da Coordenação Estadual da Defesa Civil, ao vivo e ‘linkado’ na IDAP, por onde será emitido as mensagens do Defesa Civil Alerta”, acrescentou o major Silva Melo.

A IDAP, ou Interface de Divulgação de Alertas Públicos, é uma ferramenta do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, que visa alertar a população sobre riscos e desastres.

Funcionamento

O Defesa Civil Alerta utiliza a rede de telefonia celular para enviar mensagens de texto sobrepostas ao conteúdo que o usuário estiver acessando, acompanhadas de alertas sonoros — mesmo que o aparelho esteja no modo silencioso.

As mensagens são enviadas automaticamente para todos os aparelhos compatíveis, conectados às redes 4G e 5G, que estiverem localizados nas regiões com risco iminente de desastres naturais ou outras situações emergenciais. Não será necessário nenhum tipo de cadastro prévio por parte da população.

O conteúdo do alerta é elaborado pelas defesas civis estaduais, com orientações específicas para situações de risco, como chuvas intensas, inundações e deslizamentos.

A tecnologia prevê dois tipos de mensagens:

1. Alerta Extremo - com severidade muito alta, urgência imediata e confiança observada ou provável. A mensagem acionará um sinal sonoro semelhante a uma sirene, mesmo que o aparelho esteja no modo silencioso. Esse é o alerta que será dado durante a demonstração no próximo dia 14 de junho.

2. Alerta Severo - com urgência esperada, o que permite mais tempo para que a população adote medidas de autoproteção. Nesse caso, o som será um “beep” similar ao do SMS, que não soará se o celular estiver no modo silencioso.

Os alertas de demonstração vão preparar a população para a implementação definitiva da ferramenta, informando sobre sua disponibilidade em cada município e familiarizando os cidadãos com o funcionamento da tecnologia.

O alerta de demonstração será enviado simultaneamente para as nove capitais nordestinas e outros três municípios de cada estado.

Confira a lista:

Alagoas: Maceió, Marechal Deodoro, Pilar, São Luís do Quitunde

Bahia: Salvador, Ilhéus, Vitória da Conquista, Santa Cruz Cabrália

Ceará: Fortaleza, Aquiraz, Caucaia, Uruburetama

Maranhão: São Luís, Paço Lumiar, Trizidela do Vale, Imperatriz

Paraíba: João Pessoa, Alagoa Nova, Itatuba, Coremas

Pernambuco: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, Ipojuca

Piauí: Teresina, Urucuí, Picos, Esperantina

Rio Grande do Norte: Natal, Parnamirim, São Gonçalo, Extremoz

Sergipe: Aracaju, Barra dos Coqueiros, Estância, Lagarto

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Governador em exercício sanciona reajuste dos servidores do Judiciário de Alagoas Conheça os grandes vencedores do 32º Prêmio Guerreiros da Criação Daqui a pouco começa a maior premiação da publicidade alagoana Alagoas registra menor nível de pobreza da história, aponta IBGE