Testes rápidos em farmácias podem iniciar num prazo de até dez dias

Publicado em 30/04/2020, às 10h12
Leopoldo Silva/Agência Senado -

Assessoria Conselho Regional de Farmácia de AL

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou que as farmácias possam realizar testes rápidos para Covid-19. A publicação da resolução, que entrou em vigor na quinta-feira, 29 de abril, com as normas técnicas para os farmacêuticos e estabelecimentos de saúde. A resolução é em caráter temporário até quando durar o período da pandemia.

LEIA TAMBÉM

Poderão realizar os testes rápidos, farmácias com licença sanitária, autorização de funcionamento e que atendam aos requisitos técnicos de segurança para testagem. Somente os farmacêuticos estarão habilitados a fazer o procedimento, para isso, ele deverá fazer uma entrevista com o paciente para avaliar a aplicação do teste.

O presidente do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas, Robert Nicácio, explica que os testes rápidos não tem caráter de diagnóstico confirmatório e de acordo com a resolução, os resultados deverão ser informados às autoridades de saúde, sejam eles positivos ou negativos. “A previsão é de que até 10 dias, as farmácias já estejam realizando estes testes. Os valores estimados devem ficar entre R$99,00 a R$ 250,00.”, pontuou.

A resolução determina ainda que as farmácias evitem aglomerações, mantenham barreiras físicas entre funcionários e usuários, na distância de 1 metro entre as pessoas, limite o número de cliente na farmácia, adote estratégias para diminuir o tempo de espera na fila, use sinalização, e se possível priorizar atendimento por delivery.

“As recomendações do Ministério da Saúde, bem como da Organização Mundial de Saúde são fundamentais para trazer segurança aos farmacêuticos, bem como clientes e outros trabalhadores de farmácia. Por isso, é importante que estes testes sejam realizados num local apropriado”, afirmou.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados