Teve contato com óleo nas praias? Veja as orientações do Ministério da Saúde

Publicado em 28/10/2019, às 12h10
Foto: Marinha -

TNH1

A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) afirma que, até o momento, nenhum caso de intoxicação pelo óleo que atinge as praias alagoanas foi registrado oficialmente.

LEIA TAMBÉM

Mesmo assim, vale a premissa de que é melhor prevenir do que remediar. Segundo informações da Defesa Civil e Ministério da Saúde, os efeitos desse tipo de óleo à saúde vão de dificuldade de respiração à danos no pulmão e até câncer, mas isso em caso de exposição a longo prazo. Confira no final da matéria a lista completa de problemas à saúde.

Por isso, a Marinha do Brasil disponibiliza em seu site uma série de informações preventivas para a população que venha a ter contato com o óleo.

As manchas petróleo cru surgiram no começo de setembro, e já alcançou o litoral dos 9 estados nordestinos. Confira as dicas:

EFEITOS À SAÚDE

A curto prazo a inalação de vapores do óleo cru pode causar:

Em caso de contato com a pele, podem aparecer:

A ingestão pode causar:

A exposição, a longo prazo, pode causar:

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF tenta suspender extração irregular de areia na Praia do Francês MPF recomenda suspensão de novas obras em área protegida da Laguna Mundaú Chauás: papagaios serão transferidos para reserva ambiental no Rio Niquim nesta segunda COP30 mobiliza 190 países em 120 planos de ação climática