Vix
O cantor e compositor Mr. Catra, nome artístico de Wagner Domingues Costa, morreu no dia 9 de setembro de 2018, um pouco mais de um ano depois de descobrir que estava com câncer de estômago. O funkeiro, que fazia o tratamento em São Paulo e chegou a perder mais de 30 kg neste período, teve falência múltipla dos órgãos aos 49 anos.
LEIA TAMBÉM
O tipo de câncer enfrentado pelo cantor é mais comum em homens. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), eles são mais afetados que as mulheres, com cerca de 65% dos pacientes diagnosticados com câncer de estômago sendo do sexo masculino com mais de 50 anos.
O câncer é formado por um aproliferação desordenada de células anormais da mucosa do estômago, formando um tumor no órgão. Se não tratado, esse tipo de câncer pode invadir outras regiões vizinhas ou viajar pela corrente sanguínea e vasos linfáticos, se espalhando pelo corpo em um processo chamado metástase.
Quais as causas?
Ao falar sobre a doença, Catra sugeriu que o consumo de álcool tenha sido um dos fatores que ocasionaram a doença. Entretanto, conforme explicou o oncologista Manoel Carlos Leonardi de Azevedo Souza, da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, o álcool é fator indireto de causas de câncer de estômago.
Por si só, a bebida não provoca o surgimento de células cancerígenas, mas sim a inflamação da mucosa do estômago. Essa inflamação, também conhecida como gastrite, se não tratada pode evoluir para um câncer.
Segundo o especialista, a causa primária de câncer de estômago é pela bactéria Helicobacter pylori, conhecida apenas por H. pylori, que pode causar úlceras, casos de gastrite e até mesmo câncer de estômago por aumentar a produção de ácidos e reduzir a proteção natural da mucosa, deixando-a mais frágil e propensa a lesões.
O tabagismo, por sua vez, está diretamente ligado ao aparecimento do câncer, conforme mostram alguns estudos. Por isso, é necessário que o paciente interrompa o consumo de cigarros para não agravar ainda mais o caso.
Sintomas
De acordo com o cirurgião Armir Charruf, do Hospital Moriah, em entrevista ao VIX, sintomas são muito discretos nas fases iniciais. Entre eles estão:
Com o agravamento da doença, é comum notar:
LEIA MAIS