Tiroteio no Rio fecha bondinho do Pão de Açúcar e aeroporto Santos Dumont

Publicado em 08/06/2018, às 21h57

Redação

Um intenso tiroteio entre policiais e traficantes na tarde desta sexta-feira, 8, levou pânico à Urca, bairro nobre da Zona Sul do Rio de Janeiro, e chegou a suspender durante quinze minutos as operações no Aeroporto Santos Dumont, no Centro da cidade. Durante pelo menos três horas, o bondinho do Pão de Açúcar, um dos principais pontos turísticos do país, também ficou paralisado por medida de segurança. Um policial foi ferido na perna por estilhaços de uma granada, mas está fora de perigo.

LEIA TAMBÉM

Segundo a Polícia Militar, o Batalhão de Choque iniciou às 8h de hoje uma ação planejada com base em dados de inteligência nas favelas Babilônia e Chapéu Mangueira, no Leme, onde facções rivais deflagraram uma guerra pelo controle do tráfico de drogas.

Ainda de acordo com a PM, por volta das 13h os policiais se deparam com um grupo de criminosos armados na mata acima das favelas e houve tiroteio. Os bandidos tentaram, então, fugir por cima do morro, que tem trilhas com acesso à Praia Vermelha, na Urca. Policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foram acionados para dar apoio às equipes que ainda buscam por criminosos na região de mata fechada.

O policial do Batalhão de Choque ferido no confronto foi socorrido por uma embarcação do Comando de Policiamento Ambiental na Urca e encaminhado ao Hospital Central da Polícia Militar, onde está sendo atendido.

O bairro, considerado um dos mais seguros do Rio, é uma área militar e concentra a Escola Superior de Guerra, o Instituto Militar de Engenharia (IME), além de um batalhão do Exército. Imagens de um vídeo que circula nas redes sociais mostram um dos bandidos tentando descer pela pedra e alcançar a praia. Ele acabou sendo preso pela polícia. Seis fuzis foram apreendidos.

A polícia usou um helicóptero e um jet-ski na perseguição dos criminosos. O bondinho do Pão de Açúcar parou de funcionar às 14h30 e só reabriu depois das 17h. Já o aeroporto Santos Dumont teve as operações de pouso e decolagem paralisadas entre 15h15 e 15h30, mas não chegou a provocar atrasos nos voos. Segundo a Infraero, esta é a segunda vez que o aeroporto tem as atividades interrompidas por causa de um tiroteio. A primeira foi em março deste ano.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Governo federal decide que servidores podem escolher cálculo mais vantajoso para aposentadoria; entenda Saiba se padre Júlio pode recorrer ao papa de decisão de dom Odilo sobre redes Em presídio de Brasília, TH Joias cumpre regime diferenciado Greve nacional dos petroleiros tem novas adesões e atinge 8 refinarias; entenda