TJ-AL vai implantar centro de mediação e conciliação em Paripueira

Publicado em 24/07/2019, às 21h45
-

Ascom TJ-AL

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) vai instalar um Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) em Paripueira. A unidade também atenderá demandas oriundas de Barra de Santo Antônio. O convênio para implantação do serviço foi assinado nesta quarta-feira (24).

LEIA TAMBÉM

“O Judiciário precisa apostar na mediação e na conciliação. Se não for dessa forma, vamos viver eternamente em crise, porque a demanda de processos é muito alta. A ideia é chamar a pessoa, conversar, tentar a conciliação e resolver os problemas antes que ingressem na Justiça”, destacou o presidente do TJAL, desembargador Tutmés Airan.

Inicialmente, o Cejusc funcionará no Fórum de Paripueira. Posteriormente, os atendimentos serão feitos em um espaço que está sendo reformado ao lado do Fórum. De acordo com o titular da comarca, juiz André Parízio, a cultura da conciliação deve ser expandida no estado.

“O objetivo é que as pessoas passem a ver que o Judiciário não é a única porta para solucionar os problemas, que elas podem, por meio do diálogo, chegar a uma solução para determinado caso”, afirmou.

O Cejusc de Paripueira deve começar os atendimentos já em agosto. A unidade, segundo o magistrado, vai agilizar principalmente demandas relacionadas à execução fiscal. “Temos cerca de 4.000 processos que devem ingressar agora envolvendo cobrança de IPTU. Se todos essas ações de fato ingressarem, vai inviabilizar o funcionamento da comarca. A ideia é resolver o caso antes que vire processo”.

Na opinião do prefeito de Paripueira, Haroldo Nascimento, a parceria com o Judiciário vai trazer benefícios para a população. A prefeita de Barra de Santo Antônio, Emanuella Moura, também considerou a instalação do Cejusc positiva para os jurisdicionados.

Participou ainda da assinatura do convênio o coordenador-geral do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), juiz José Miranda Santos Júnior.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas