TJ de Alagoas alerta população sobre golpe do precatório

Publicado em 12/02/2026, às 09h35
Diretora de Precatórios do TJAL orienta cidadãos a não realizar pagamentos - Foto: Caio Loureiro/Ascom TJ

Ascom TJ

Ler resumo da notícia

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) alerta a população sobre tentativas de golpe envolvendo precatórios. Golpistas têm se passado por advogados ou por supostos servidores do Judiciário para enganar beneficiários, solicitando pagamentos indevidos para agilizar o recebimento dos valores.

LEIA TAMBÉM

Segundo a diretora de Precatórios do TJAL, Karina Nakai, os golpistas entram em contato por meio de ligações telefônicas, mensagens de Whatsapp ou e-mails informando que chegou a vez do cidadão receber o pagamento. Em seguida, solicitam pagamentos de boletos ou transferências via Pix para supostamente acelerar os trâmites administrativos.

“Eles ligam para os beneficiários de precatórios ou para cidadãos que nem possuem precatórios e informam que chegou a vez de receber esses valores. Para isso, solicitam o pagamento de boletos e taxas para que o pagamento aconteça de forma mais ágil”, explicou Karina.

A diretora destaca que o golpe costuma ocorrer com mais frequência no início do ano, período em que os entes públicos começam a quitar as suas dívidas de precatório. Ela ressalta, no entanto, que os pagamentos são realizados pelo TJAL obedecendo rigorosamente à ordem cronológica, sem qualquer tipo de cobrança.

“O procedimento normal é o credor receber o valor diretamente na conta bancária cadastrada no processo. O tribunal não faz nenhuma cobrança de taxa para que esse credor receba o seu precatório”, enfatizou.

Procedimento correto

Karina orienta que os credores acompanhem o andamento do processo ou procurem seu advogado de confiança para obter informações oficiais.

“O credor é intimado por meio do Diário da Justiça Eletrônico, informando que chegou a sua vez na lista cronológica, que os trâmites de cálculos finais estão em andamento e que, em breve, o alvará será expedido. Após isso, é realizada a transferência do dinheiro diretamente para a conta informada no processo”, esclareceu a diretora.

Em caso de dúvida ou suspeita de golpe, a orientação é não realizar nenhum tipo de pagamento e entrar em contato com a Diretoria de Precatórios do TJAL através do telefone (82) 4009-3452.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

STJ determina afastamento de ministro Marco Buzzi após acusação de importunação sexual Justiça de Alagoas marca julgamento do caso Davi após mais de uma década Justiça proíbe 14 integrantes de torcida organizada de comparecer a partidas do CSA Justiça revoga prisão preventiva de influencer argentina acusada de injúria racial no Rio