TJ deve economizar R$ 60 mil por ano com envio eletrônico de processos ao TCE

Publicado em 28/07/2020, às 14h44
Itawi Albuquerque / TJ-AL -

Ascom TJ-AL

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) deve economizar R$ 60 mil por ano com o envio eletrônico de processos administrativos ao Tribunal de Contas do Estado (TCE/AL). Com o lançamento da nova plataforma tecnológica da Corte de Contas, o e-TCE, em junho passado, o TJAL, que antes enviava processos eletrônicos de aposentadoria, balancetes e prestações de contas, passou a encaminhar todos os processos licitatórios, contratações por dispensa, aditivos contratuais e convênios de forma virtual.

LEIA TAMBÉM

De acordo com o subdiretor do TJAL, Walter Santos, já foram encaminhados mais de 130 processos administrativos provenientes da Subdireção e do Departamento Central de Aquisições (DCA). Ainda segundo ele, o envio eletrônico reduz os custos operacionais do Tribunal de Justiça, uma vez que não são mais necessárias reproduções de cópias e impressões. 

"Vamos eliminar uma média de dez resmas mensais, ou seja, 10.000 folhas/mês somente na Subdireção Geral, além de reduzir gasto com aluguel de impressora, cópias, toners, deslocamento de servidores e veículos para entrega dos processos no protocolo junto à Corte de Contas", afirmou o subdiretor, ressaltando que, além do ganho financeiro, há benefício para o meio ambiente.

"Passamos a atuar de forma mais sustentável, com ganho de eficiência e qualidade, e principalmente com responsabilidade social e ambiental. Tudo isso vai ao encontro dos valores institucionais inseridos no mapa estratégico do Poder Judiciário de Alagoas", destacou.

Outro ponto positivo, segundo o subdiretor, é o envio dos processos com mais rapidez aos gestores de contratos. "Um processo que após assinatura de contrato/convênio e publicação levava em torno de dez dias ou mais para chegar ao gestor, hoje, com a nova ferramenta, fica reduzido a no máximo dois dias", afirmou Walter Santos.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Após afastamento de secretário, Governo define quem assume Secretaria de Saúde MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal