TJAL planeja restaurar prédio que abrigou antigo Fórum de Penedo

Publicado em 12/05/2022, às 10h35
Arquivo -

Ascom TJAL

O juiz Claudemiro Avelino, curador do Centro de Cultura e Memória (CCM) do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), afirmou que o Judiciário tem planos de recuperar o prédio onde funcionou o antigo Fórum da Comarca de Penedo. O objetivo é criar um novo memorial. O magistrado tratou do assunto durante painel sobre conservação de bens arquitetônicos, nessa quarta (11), no Recife.  

LEIA TAMBÉM

"O projeto leva em consideração a massa documental imensa que temos. O prédio onde funcionou o antigo Fórum está desocupado e estamos em tratativas com o prefeito e com o Iphan [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional] para que a gente consiga restaurar o prédio e ali instalar mais um memorial da Justiça alagoana", afirmou o juiz, ressaltando que processo administrativo com essa finalidade já tramita no TJAL. "É mais um sonho a ser realizado em prol da memória da Justiça alagoana".

Claudemiro Avelino discutiu o assunto durante o II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário, que teve início no dia 10 e termina nesta sexta (13), na capital pernambucana. A diretora do Centro de Cultura e Memória do TJAL, Irina Costa, também participa do evento, que acontece na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape).

Na avaliação do juiz, o encontro contribui para conscientizar magistrados e servidores sobre a importância de preservar documentos e objetos de interesse museológico. "Também é relevante a padronização das medidas a serem adotadas para que essa preservação, tanto digital quanto do material físico, se efetive".

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Oito municípios do Agreste terão abastecimento de água afetado por manutenção na quarta-feira, 10 Empresário morre dentro de caminhonete após acidente em rodovia no Sertão de Alagoas Caminhão tomba em curva após motorista perder o controle da direção, em Arapiraca Motorista morre no HGE após ficar preso às ferragens em colisão frontal na BR-424