Toyota paralisa operação no Brasil após destruição de fábrica de motores em SP

Publicado em 25/09/2025, às 17h53
-

Redação

A detruição da fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz (SP) na última segunda-feira, obrigou a montadora a paralisar todas as suas fábricas no Brasil. Com isso toda a produção da marca no país com os modelos Corolla, Corolla Cross e Yaris (exportado), assim como o Yaris Cross, que seria lançado no mês que vem, foi paralisada sem previsão para retorno. 

Na tarde de segunda-feira (22), por volta das 13h, uma forte chuva acompanhada de ventos intensos atingiu a unidade de produção de motores da Toyota em Porto Feliz (SP), provocando danos severos à estrutura da fábrica. Segundo especialistas, o que aconteceu foi um fenômeno chamado microexplosão atmosférica.

Imagem aérea mostra destruição da fábrica | Foto: Vinicius Rogillim/Arquivo Pessoal / G1

 

A fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz é a maior da América Latina e produz 100 mil motores por ano. De lá saem os motores para os modelos que são fabricados em Sorocaba e Indaiatuba, também em São Paulo.

Confira vídeo aéreo da fábrica destruída

Em comunicado divulgado na tarde desta quinta-feira (25), a montadora explicou que está em tratativas com os sindicatos dos trabalhadores para manter o emprego de todos os mais de 6 mil funcionários, que devem entrar em férias coletivas.

Confira o comunicado:

 

São Paulo, 25 de setembro de 2025

A Toyota informa que, felizmente, encontram-se bem todos os seus colaboradores e prestadores de serviço afetados pelas fortes chuvas e ventos que danificaram severamente a estrutura da fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz (SP), na última segunda-feira (22/09), e que segue cuidando das pessoas de forma ativa.

Ainda nesse sentido, a companhia aproveita a oportunidade para agradecer as várias manifestações de solidariedade recebidas de fornecedores, concessionários, governo, fabricantes e clientes. Também manifesta sua solidariedade a todas as pessoas que vivenciaram esse episódio sem precedentes.

No que tange à Planta de Porto Feliz em si, o levantamento de danos prossegue com bastante cuidado, a fim de permitir o desenvolvimento dos respectivos planos de reparo, mantendo a segurança das pessoas como a maior prioridade.

Em uma primeira análise, a retomada da planta de motores deverá levar meses e, considerando essa situação, a empresa está buscando alternativas de fornecimento de motores junto a unidades da Toyota em outros países, com o objetivo de retomar a produção de veículos nas plantas de Sorocaba (SP) e Indaiatuba (SP).

Por esse motivo, no dia de ontem a Toyota iniciou tratativas com os sindicatos em busca de alternativas que visem à manutenção dos empregos dos colaboradores das três unidades produtivas. As propostas serão apresentadas a partir de hoje, para votação nos próximos dias e, assim que aprovadas, serão aplicadas de forma emergencial.

Mesmo diante desse cenário desafiador, a Toyota do Brasil segue confiante na superação de todos os obstáculos para uma rápida recuperação de suas atividades de produção de motores e veículos no país.

Toyota do Brasil

Fábrica de Porto Feliz | Divulgação Toyota

 

A fábrica

Desde o início das operações, a fábrica de Porto Feliz (SP) já produziu mais de 1 milhão de motores. Foram 716 mil propulsores flex fuel e a gasolina, Dual VVTi, de 1.5L, que equipam os modelos Yaris e Etios. Em 2019, a produção se expandiu para incluir os motores para os veículos Corolla Sedan e, posteriormente, para o Corolla Cross em 2021, totalizando 280 mil motores produzidos desde então.

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Salão do Automóvel volta a acontecer após 7 anos com cobertura do Pajuçara Auto BYD inaugura fábrica na Bahia e apresenta primeiro híbrido flex plug-in do mundo Exposição do Pajuçara Auto tem encontro de clássicos neste domingo no Maceió Shopping Pajuçara Auto comemora 16 anos com exposição no Maceió Shopping