Trabalhador já pode baixar Carteira de Trabalho Digital; saiba como

Publicado em 09/01/2020, às 09h28
Divulgação -

Secom Maceió

Implantada em setembro de 2019 com o objetivo de facilitar a vida dos trabalhadores, a Carteira de Trabalho Digital, equivale à antiga Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) física e pode ser habilitada pelo trabalhador através da internet no smartphone. Com isso, todas as informações contidas no documento estarão sempre à mão, em caso de necessidade de consulta. Já as empresas, deverão utilizar o sistema eSocial para realizar todos os registros de informações dos trabalhadores digitalmente.

LEIA TAMBÉM

A versão tradicional da CTPS, em papel, não deve ser descartada, pois o documento ainda serve como registro de contratos de trabalhos antigos, mas sua emissão deve ser feita preferencialmente através da internet. A carteira digital funciona como uma extensão do documento físico e pode ser baixada em aparelhos com sistema operacional Android e iOS.

Para obter a CTPS Digital, o trabalhador precisa baixar o aplicativo e fazer uma senha no endereço acesso.gov.br, informando os dados pessoais: nome completo, CPF, e-mail e número de celular para receber SMS. Para esclarecer dúvidas, o trabalhador pode recorrer ao Sine Maceió, que possui duas unidades de atendimento: a unidade Antares, localizada na Faculdade (FAT), na Avenida Antônio Lisboa de Amorim, Nº 220; e a unidade Centro, localizada no 2º piso do Shopping Popular, ao lado do Teatro Deodoro. Ambas funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h. Mais informações pelo telefone: 3315-6205.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Jovens veem conhecimento em IA como diferencial para emprego Sest Senat: Feira Emprega Transporte tem oportunidades de emprego e capacitação profissional Acúmulo de cargos públicos por professores: PEC vai a plenário Seplag anuncia segunda convocação de aprovados no concurso da Saúde