Trabalhadores indígenas são encontrados em condições análogas à escravidão no RS

Publicado em 01/07/2026, às 09h00
- Divulgação

Folhapress

Ler resumo da notícia

Seis trabalhadores indígenas guarani foram resgatados em condições análogas à escravidão na tarde desta terça-feira (30) em uma propriedade rural em Glorinha, na região metropolitana de Porto Alegre, durante fiscalização conjunta realizada pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), MPT (Ministério Público do Trabalho) e Polícia Federal.

LEIA TAMBÉM

Segundo os fiscais, os indígenas trabalhavam em uma lavoura de legumes e viviam em um alojamento considerado degradante. Eles não tinham documentação de trabalho assinada.

"Chamou a atenção a absoluta precariedade dos alojamentos rurais e a vulnerabilidade dos indígenas, que estavam sendo atropelados nos seus direitos mais básicos", disse o procurador do trabalho Bernardo Mata Schuch.

Todos os resgatados eram homens entre 20 e 30 anos. Um deles é imigrante argentino, dois são de Santa Catarina e os outros do Rio Grande do Sul.

Os trabalhadores estavam alojados em um casebre de madeira, sem instalações sanitárias adequadas. Nos depoimentos, eles disseram que o empregador não fornecia cobertas e até mesmo equipamentos de trabalho para todos.

O nome do responsável pelas contratações não foi divulgado. Ele foi preso em flagrante pela Polícia Federal e assinou um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) emergencial com o compromisso de pagar indenizações aos resgatados. Também terá de pagar as passagens para a volta dos indígenas aos locais de origem.

Além da indenização, os seis homens vão receber seguro-desemprego. O caso será investigado em um inquérito civil, com acompanhamento dos pagamentos assumidos pelo empregador. A primeira audiência será realizada este mês, em data não divulgada.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Campo de society comprado com dinheiro do tráfico é alvo de operação em RO PEC que acaba com a escala 6x1 chega à CCJ, e governo Lula emplaca aliado na relatoria Terceiro suspeito de linchar ciclista em Copacabana é preso Moraes autoriza Bolsonaro a receber Jair Renan e Carlos; Flávio segue proibido