Travestis e transexuais podem usar nome social no Enem

Publicado em 29/05/2018, às 22h56

Redação

Um dos avanços na política de garantia de direitos das minorias é a utilização do nome social por travestis e transexuais. O nome social é aquele reconhecido por travestis e transexuais, é como querem ser identificados pela comunidade. Desde 2014, travestis e transexuais podem solicitar a identificação pelo nome social no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O prazo para fazer a solicitação começou nessa segunda-feira (28) e segue até o próximo domingo (03).

LEIA TAMBÉM

O coordenador de Política para a Diversidade Sexual da Semas, José Roberto, falou sobre a importância do uso nome social no Enem. “É um avanço na política de garantia de direitos. Como também foi a autorização do uso no nome social no ensino médio, reconhecida pelo MEC em janeiro deste ano. Reconhecer travestis e transexuais pelo nome social demonstra sensibilidade com a inclusão. O nome social foi respeitado e, com isso, se tem o entendimento de que podemos ter um diálogo diferenciado”, destacou Roberto.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2014, 102 participantes do Enem solicitaram o uso do nome social. Em 2015, 278 participantes, em 2016, 407 participantes e em 2017, 303 participantes.

A solicitação deve ser feita naPágina do Participante . O estudante deve informar CPF, senha e o nome social usado, anexando os documentos exigidos e foto atual e nítida colorida com fundo branco. O enquadramento deve ser da cabeça aos ombros, de rosto inteiro, sem óculos escuros e artigos como bonés, chapéu, gorro e similares e cópia digitalizada do documento de identificação oficial com foto, frente e verso. Depois de anexaresses documentos, o participante deve clicar no botão visualizar para imprimir o formulário de solicitação.

Na Página do Participante, o estudante poderá conferir se sua solicitação foi aceita. Caso não tenha sido aceita, o estudante receberá um aviso via SMS ou email e terá um prazo de cinco dias para encaminhar nova documentação comprobatória. As provas do Enem acontecerão nos dias 4 e 11 de novembro.

No município de Maceió, o decreto n° 8547/2018, de fevereiro deste ano, garante o direito ao uso e tratamento pelonome social de pessoas travestis e transexuais, tanto por servidores municipais como para pessoas que procurem atendimento nos órgãos municipais.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer