TRE-AL anula votos de João Catunda e Paulão pode perder vaga na Câmara dos Deputados

Publicado em 10/11/2025, às 18h38
- Ascom TRE-AL

Redação

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) decidiu, na tarde desta segunda-feira, 10, anular os votos do suplente de deputado federal João Catunda (PP) nas eleições 2022. Catunda é acusado de irregularidades durante o pleito. Com o recálculo do quociente eleitoral, o ex-deputado Nivaldo Albuquerque (Republicanos) pode ocupar a vaga de Paulão, alterando a configuração da bancada de Alagoas na Câmara dos Deputados.

LEIA TAMBÉM

A decisão é resultado de uma ação movida pelo Republicanos, que acusou Catunda de captação ilícita de recursos eleitorais. Segundo o processo, o candidato teria financiado material gráfico de campanha com recursos do Sindicato de Saúde do Município de Maceió (Sindsaúde), prática vedada pela legislação eleitoral.

No dia 31 de agosto de 2022, servidores municipais ocuparam a Secretaria Municipal de Economia e distribuíram panfletos críticos à Prefeitura de Maceió. O material trazia, por engano, o CNPJ de João Catunda, o que levou o Republicanos a acionar a Justiça. O dono da gráfica responsável pela impressão afirmou em depoimento que o número foi incluído de forma equivocada.

Apesar dos argumentos, o TRE considerou a prática irregular e determinou a anulação dos 24.754 votos de Catunda. O novo cálculo do quociente eleitoral levou à saída de Paulão e ao retorno de Nivaldo Albuquerque ao Congresso Nacional.

Após o julgamento, a defesa de Paulão anunciou que recorrerá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Confiabilidade, transparência e segurança: Teste da Urna começa nesta segunda-feira (1º) Projeto de lei que estende validade de CNH vencida é aprovado na Câmara PL suspende atividades partidárias e salário de Bolsonaro Justiça cassa diplomas do prefeito e do vice de Passo de Camaragibe