TRE/AL confirma liminar e coligação deve pagar multa por utilização de telão de LED caracterizando outdoor

Publicado em 12/09/2018, às 18h00
-

Ascom TRE-AL

Durante a sessão desta quarta-feira (12), os desembargadores eleitorais que integram o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), julgaram o primeiro processo referente à propaganda eleitoral deste pleito. À unanimidade de votos, os membros do Tribunal confirmaram uma medida liminar anteriormente concedida determinando a retirada de um telão de LED instalado em frente a um comitê de campanha, o que caracterizaria propaganda irregular em outdoor eletrônico.

LEIA TAMBÉM

De acordo com o julgamento, a coligação “Alagoas com o Povo” representou contra a coligação “Avança Mais Alagoas” por, durante a promoção do lançamento das atividades de campanha na região agreste, terem instalado um telão de LED em frente ao comitê de campanha, na cidade de Arapiraca, para a divulgação de imagem promocional de suas campanhas, notadamente a logomarca e o número da candidatura aos cargos de governador e vice.

Em decisão liminar, o pedido antecipatório foi concedido pelo desembargador eleitoral Gustavo de Mendonça Gomes, magistrado integrante da Comissão de Propaganda do TRE/AL, determinando a imediata retirada do equipamento sob pena de imposição de multa no valor de R$ 5 mil.

“Um vídeo juntado ao processo comprova o efetivo funcionamento do referido equipamento, com a divulgação da imagem de um coração pulsante, marcado ao centro com o número de campanha do candidato representado. As fotos também juntadas demonstram o grande tamanho do equipamento, sobretudo quando se compara com outros elementos registrados da fotografia, tais como carros, pessoas e fachada do prédio”, justificou o desembargador eleitoral Gustavo Mendonça, em seu voto.

O relator do processo ainda ressaltou que “o efetivo uso do equipamento transmitindo a logomarca e o número da campanha, realizaria, portanto, propaganda diversa da mera transmissão dos discursos de campanha, conforme alegado pela defesa”.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Termina hoje (27) prazo para justificar ausência no 2º turno Redes sociais e apps não respondem questões que esclareceriam uso político PSL entrega prestação de contas eleitorais ao TSE Doria enfrenta pendências jurídicas em razão de campanha acirrada