Flávio Gomes de Barros
Existe um dizer popular de que o brasileiro adora uma fila.
LEIA TAMBÉM
E isso tem sido demonstrado realmente no dia a dia do cidadão, com raras exceções.
Um exemplo clássico é o de pessoas que chegam a um banco até mesmo duas horas antes de se iniciar o expediente.
No momento exato em que a agência bancária abre suas portas normalmente há uma multidão enfileirada - como se não houvesse, a partir da abertura, seis horas seguidas para atendimento.
Na Justiça Eleitoral isso se repete a cada dois anos, quando normalmente o eleitor deixa para resolver suas pendências na última hora.
Vários mecanismos foram criados pelo TSE para facilitar o atendimento, porém há quem sempre espere o final do prazo.
Seguem, abaixo, algumas orientações da assessoria do TRE/Alagoas para facilitar a vida do eleitor/cidadão:
- eleitoras e eleitores têm até o dia 6 de maio para solicitar a emissão da primeira via do título, a transferência de domicílio eleitoral, a atualização de dados e o cadastramento biométrico;
- o fechamentodo cadastro eleitoral ocorre 150 dias antes do pleito, que acontecerá este ano no dia 4 de outubro, conforme previsto no artigo 91 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997);o.
- para realizar os serviços eleitorais presencialmente, o eleitor deve fazer um agendamento prévio, que é obrigatório, através do site do TRE-AL (www.tre-al.jus.br), evitandofilas e aglomerações nos postos de atendimento e cartórios eleitorais.
- os serviços eleitorais podem ser requeridos de forma on-line, pelo Autoatendimento ao Eleitor também no portal do TRE;
- em Alagoas, o atendimento presencial nos cartórios, centrais e postos de atendimento ao eleitor é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
- em Maceió, as pessoas também podem receber atendimento nas Centrais Já!, no Maceió Shopping, das 8 às 17 horas, ou no Benedito Bentes, das 8 às 14 horas, de segunda a sexta-feira;
- em ambos os casos, é necessário apresentar um documento oficial com foto, comprovante de residência recente (últimos três meses), comprovante de quitação do serviço militar (para os homens acima de 18 anos que forem fazer o alistamento eleitoral) e comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (se houver);
- desde dezembro do ano passado, todos os serviços ofertados pela Justiça Eleitoral poderão ser realizados em qualquer cartório eleitoral, Central ou Posto de Atendimento de Alagoas, independentemente da Zona Eleitoral de origem.
LEIA MAIS
Por que o IPREV Maceió é alvo da Policia Federal Relator da CPMI do INSS critica impunidade da Contag Datacenters no Brasil: parasitas ou motores do futuro? Renan Filho a "O Globo": "Sou pré-candidato ao governo de Alagoas"