Três bairros de Maceió registram mais de 100 milímetros de chuva nas últimas 12 horas

Publicado em 19/04/2024, às 14h46
Cortesia/Caio Lui -

João Victor Souza

A chuva que não dá trégua em Maceió desde a madrugada desta sexta-feira (19) já afetou a maioria dos bairros com transtornos causados por alagamentos, aberturas de crateras e outras ocorrências devido à condição do solo encharcado e do transbordamento de galerias pluviais. Em entrevista ao TNH1, nesta tarde, o meteorologista Henrique Mendonça, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Humanos (Semarh), destacou que três localidades da capital já mostram o acumulado de mais de 100 milímetros de chuva nas últimas 12 horas.

LEIA TAMBÉM

Os bairros Cambona, Trapiche da Barra e Cruz das Almas, castigados com a chuva contínua, apresentam números que avançaram sobre a média esperada. A região do Centro de Maceió, segundo Mendonça, também se aproxima desses dados expressivos, e por isso, não há como descartar possíveis movimentações de terra com a continuidade da chuva nas próximas horas.

"A média climatológica para Maceió, no mês de abril, é próxima de 200 milímetros de chuva. E observamos que em 12 horas já choveu 100 milímetros nesses bairros. A região do Benedito Bentes também já chove de forma bastante significativa, próximo de 50 milímetros", iniciou o meteorologista.

"De acordo com isso, alguns bairros podem ter deslizamento de terra devido aos acumulados de chuva. O solo já se encontra saturado e com previsão de mais chuva nas próximas horas", alertou Mendonça. 

Ainda de acordo com o meteorologista da Semarh, o aviso meteorológico divulgado na última noite para o tempo chuvoso na capital pode ter validade até o fim da manhã de sábado (20), e a tendência é de redução da chuva no fim de semana.

"O nosso alerta meteorológico está vigente até o fim da manhã do próximo sábado e contempla a essa situação de movimentação de massa na região litorânea do estado. Então, foram mais de 100 milímetros em poucas horas, e podemos ter movimentação de massa e deslizamento de terra nas próximas horas em Maceió", concluiu.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF e MP/AL acompanham evolução das obras de mobilidade urbana previstas em acordo judicial com Braskem Instalação de passarela fecha trecho da Av. Durval de Góes Monteiro neste domingo (07) Paciente acamado em situação de risco é resgatado pelo Samu em Garça Torta Confira os horários dos shoppings e do Centro no feriado de Nossa Senhora da Conceição