Três semanas após eleição dos EUA, Pensilvânia oficializa vitória de Biden no estado

Publicado em 24/11/2020, às 15h12
Reprodução / Instagram -

Folhapress

A Pensilvânia oficializou nesta terça-feira (24) a vitória de Joe Biden no estado na eleição presidencial deste ano -que aconteceu há três semanas, no dia 3.

LEIA TAMBÉM

O governador Tom Wolf, que é democrata, anunciou em uma rede social que assinou os documentos que certificam o resultado do pleito.

Na segunda (23) todos os condados do estado já tinham enviado para o governo estadual suas contagens finais, como previsto em lei.

O placar final aponta 50% dos votos para a chapa formada por Biden e por sua vice, Kamala Harris, contra 48,8% da dupla republicana, formada pelo presidente Donald Trump e seu vice, Mike Pence.

Com o resultado confirmado, Biden -que nasceu na Pensilvânia- terá direito oficialmente aos 20 delegados do estado no Colégio Eleitoral, nome dado ao sistema indireto que define o presidente dos EUA.

A vitória de Biden contra Trump na corrida presencial, aliás, só foi confirmada quando a imprensa americana projetou no último dia 7 que democrata tinha vencido no estado -isso fez ele superar os 270 votos necessários para ser eleito pelo Colégio Eleitoral.

Desde então, o republicano ingressou com uma série de ações judiciais para tentar reverter o resultado na Pensilvânia, mas as tentativas não prosperaram. No sábado (21), um juiz federal indeferiu o pedido de uma ação movida pela campanha de Trump para que milhões de votos enviados por correio fossem desconsiderados no estado.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Israel entra em alerta máximo para risco de guerra com Irã Parentes tiram milionário de 102 anos à força de hospital após descobrir casamento com cuidadora Funcionários do sindicato de roteiristas dos EUA iniciam greve contra seus líderes Europa: temperatura alta pode elevar transmissão do vírus Chikungunya