Tribunal admite recurso e suspende processo independentista da Catalunha

Publicado em 11/11/2015, às 18h31
-

Redação


O plenário do Tribunal Constitucional espanhol suspendeu hoje (11) o processo independentista na Catalunha, ao admitir, por unanimidade, a tramitação do recurso apresentado na manhã desta quarta-feira pelo governo contra a resolução do Parlamento catalão.

A resolução do Parlamento catalão (iniciativa dos partidos Junts pel Si e CUP) foi aprovada segunda-feira (9), com os votos favoráveis desses dois partidos e contrários dos demais.

De acordo com o artigo 161.º da Constituição espanhola, a admissibilidade do recurso no Tribunal Constitucional significa que a resolução catalã está suspensa cautelarmente por pelo menos cinco meses. Nesse período, o tribunal estudará o assunto.

No recurso, o governo de Mariano Rajoy sustenta que a resolução aprovada na Catalunha "viola de forma evidente" oito artigos - 1.2, 2, 168, 1.3, 1.1, 9.1, 164 e 23 - da Constituição da Espanha.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto Corpo de médica é encontrado por funcionários dentro de freezer de loja Idoso atira no filho após reclamar de estar recebendo poucas visitas Brasileira que trabalha como babá em Portugal está desaparecida há 10 dias