Tribunal julga hoje o impeachment de Witzel, governador afastado do Rio

Publicado em 30/04/2021, às 07h03
Antonio Cruz/Agência Brasil -

UOL

O TEM (Tribunal Especial Misto) julgará hoje, a partir das 9h, o pedido de impeachment de Wilson Witzel (PSC), governador afastado do Rio. Ele será condenado pelo crime de responsabilidade se a denúncia for julgada procedente por dois terços dos votos de um colegiado composto por cinco desembargadores e cinco deputados estaduais —o equivalente a sete votos.

LEIA TAMBÉM

Se isso ocorrer, ficará inabilitado para o exercício de função pública e será destituído do cargo —nesse cenário, Cláudio Castro (PSC), governador em exercício, assume o posto. Em caso de absolvição, Witzel volta imediatamente ao Palácio Guanabara, sede do governo fluminense.

Se Witzel for afastado do cargo, o Tribunal Misto fará nova consulta a seus integrantes sobre o tempo —não excedente a cinco anos— que ele deverá ficar inabilitado para o exercício de qualquer função pública. A decisão valerá se aprovada por sete votos.

A sessão ocorrerá no Tribunal Pleno do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio), no centro do Rio.

O TEM é composto pelos desembargadores Teresa Castro Neves, Maria da Glória Bandeira de Mello, Inês da Trindade, José Carlos Maldonado e Fernando Foch.

O deputado estadual Waldeck Carneiro (PT) é o relator do processo, que contará ainda com as participações dos deputados estaduais Alexandre Freitas (Novo), Chico Machado (PSD), Dani Monteiro (PSOL) e Carlos Macedo (REP).

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Mulher é mordida por capivara e tem partes do corpo arrancadas Líder do PL na Câmara dos Deputados nega desvios de verbas Protótipo de carro voador produzido no Brasil faz primeiro voo Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP