Tropa da PM-AL desfila na cerimônia do 7 de Setembro

Publicado em 07/09/2025, às 15h55
- Ascom PMAL

Ascom PMAL

A Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) participou, neste domingo (7), do tradicional desfile cívico-militar do Dia da Independência. A solenidade reuniu uma multidão em Maceió e contou com a participação de mais de 700 componentes da PM, unindo-se aos integrantes das instituições que desfilaram entre as avenidas Assis Chateaubriand e da Paz, no Jaraguá.

LEIA TAMBÉM

O rito de Revista às Tropas foi conduzido pelo vice-governador Ronaldo Lessa, acompanhado do coronel Paulo Amorim, comandante-geral da PM, e do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio André Verçosa.

“Ano após ano, nesta data tão significativa para a identidade nacional, renovamos o nosso orgulho e reafirmamos nossos valores e o compromisso de servir. A sociedade alagoana que vem prestigiar o desfile pode testemunhar o trabalho da nossa Polícia Militar e também ver de perto que Alagoas investe, de forma efetiva, em Segurança Pública”, destacou o coronel Paulo Amorim.

A PM foi representada por seus pelotões formados por batalhões operacionais e unidades especializadas, além das viaturas e equipamentos, ao som da Banda de Música – Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural Imaterial do estado –, tendo como maestro o tenente Eudes de Oliveira. À frente do desfile da corporação, a comandante da tropa da PM-AL foi a tenente-coronel Josileide de Castro, acompanhada da major Carla Andrade como subcomandante e do corneteiro, sargento Carlos Santos.

Após a guarda-bandeira, desfilaram em sequência as companhias e pelotões, incluindo os da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM) e do Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CPM).

Em 2025, uma novidade chamou a atenção: o Batalhão de Polícia Escolar (BPEsc) desfilou com a tradicional boina azul, símbolo da unidade, recentemente reincorporada ao uniforme. A data também marcou a primeira participação da viatura laranja, da recém-criada Patrulha Menino Bernardo, instituída para atuar na proteção de crianças e adolescentes vítimas de violência.

Marcharam representações dos Batalhões de Polícia Rodoviária (BPRv), Ambiental (BPA) e de Operações Policiais Especiais (Bope) e do efetivo do Batalhão de Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam), Companhia de Policiamento de Choque (CPChoque), Companhia de Operações Policiais Especiais do Sertão (Copes). O Regimento de Polícia Montada Dom Pedro I (RPMon) desfilou dividido em pelotões de policiamento e de choque montado.

A passagem da PM pela avenida encerrou com a companhia motorizada: 19 viaturas, 10 motocicletas e dois quadriciclos.

Além da PM-AL, também participaram do desfile representantes das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), Corpo de Bombeiros, Polícias Civil, Científica e Penal, Grupamento Aéreo da Secretaria de Segurança Pública, Ronda no Bairro e Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT).

Policiais militares atuaram no policiamento motorizado e a pé, com patrulhas e guarnições reforçando a segurança ao redor do desfile.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Governador em exercício sanciona reajuste dos servidores do Judiciário de Alagoas Conheça os grandes vencedores do 32º Prêmio Guerreiros da Criação Daqui a pouco começa a maior premiação da publicidade alagoana Alagoas registra menor nível de pobreza da história, aponta IBGE